O novo estudo do WRI Brasil calculou o potencial econômico de medidas de recuperação “verde” alinhadas com a ação climática e a redução da desigualdade socioeconômica. São R$ 2,8 trilhões adicionais até 2030. Esse valor é equivalente ao PIB de países como Bélgica e Argentina. A retomada “verde” vai gerar 2 milhões de empregos a mais, quatro vezes mais que os postos de trabalho existentes hoje no setor de petróleo e gás brasileiro.

Recuperação econômica verde gera emprego e renda
Recuperação econômica verde – mais limpa, justa e resiliente
O estudo conclui que uma mudança para uma economia de baixo carbono – mais limpa, justa e resiliente – pode levar o país a uma recuperação mais suave. Nessa linha, o Brasil teria condições de aumentar produtividade, competitividade, eficiência e geração de empregos, e com redução de emissões de carbono. Três setores tem papel destacado na nova economia “verde”: infraestrutura, inovação e agricultura.
- Infraestrutura de qualidade: promoção de projetos compatíveis com a manutenção do capital natural. Dessa forma, aumenta-se a resiliência da economia e da sociedade a eventos climáticos extremos cada vez mais comuns;
- Inovação industrial: adoção de tecnologias verdes como oportunidades de crescimento futuro em setores industriais. Essas tecnologias gerarão eixos de inovação e crescimento de produtividade para o setor industrial;
- Agricultura sustentável: implementação de medidas para aumento da eficiência na produção agropecuária. Dentre os muitos benefícios, tem-se: uso mais eficiente da terra, aumento de produção e produtividade, redução da pressão por desmatamento. Além disso, é esperada uma melhoria da confiança do consumidor e dos mercados cada vez mais preocupados com temas ambientais.
Um novo Brasil em 10 anos
A escolha “verde” levaria a um aumento líquido de mais de 2 milhões de empregos na economia brasileira em 2030. E com benefícios já desde o primeiro ano. Além disso, alcançaríamos uma redução nas emissões de GEE para além do compromisso atual do Brasil para 2025 no âmbito do Acordo de Paris.
As medidas de baixo carbono incluem veículos híbridos e elétricos, uso de energia limpa e redução da perda e desperdício de alimentos. Juntas, essas medidas resultam em uma diminuição da área cultivada e um aumento da vegetação natural, com a restauração de terras degradadas.
O crescimento do PIB será negativo em 2020, dada a crise econômica. Mas esses novos caminhos econômicos oferecem ao Brasil uma trajetória de recuperação econômica mais forte e com aumento de emprego. Nosso capital natural fornece recursos e condições para viabilizar um futuro econômico promissor para o Brasil. Logo, proteger esse recurso único não só é possível, mas imprescindível para que o país se recupere e cresça de forma sustentável e robusta no curto e longo prazo.
Energia solar por assinatura já disponível em 2020
Empresas como a SUNWISE, especializada em energia solar, democratizam o acesso à energia solar a todos. Até pouco tempo, a adoção de energia solar exigia investimentos significativos para compra de equipamentos nos telhados das edificações. Agora tudo ficou mais simples e acessível. Em suma, clientes residenciais, comerciais e industriais de Minas Gerais, que pagam as tarifas de energia elétrica mais altas, tem a opção de alugar lotes de fazendas solares. Dessa forma, eles conseguem gerar sua própria energia e reduzir sua conta de luz, sem a necessidade de investir dinheiro. Contribua você também com a recuperação econômica verde!