A gigante Apple chacoalhou o mercado com a notícia que deve entrar no mercado de carros elétricos autônomos. Os jornais americanos, Wall Street Journal e Bloomberg, anunciaram que a empresa está conversando com a empresa sul-coreana Kia-Hyundai, para desenvolver a tecnologia nos EUA.
Quais são os rumores?
As primeiras especulações geram grande expectativa em investidores e consumidores mundo afora. Afinal, qualquer novo produto de uma gigante com valor de mercado de $ 2,3 trilhões de dólares é levada a sério por todos.
De fato, a convergência entre os setores de computação e automobilístico é uma aposta do mercado. Assim, o ingresso da Apple nesse mercado, é apenas uma questão de tempo.
Finalmente, o momento é ideal! De um lado, a tecnologia de baterias e os sistemas de veículos autônomos atingiram um patamar conveniente. Por outro lado, o ambiente político com a eleição de Biden deve promover uma era de ouro para os carros elétricos. Incentivos para novas tecnologias não poluentes, tais como, veículos elétricos e energia solar ou eólica, devem ser a nova tônica para os próximos 4 anos.
E o que podemos esperar do carro da Apple:
- Carro Elétrico: A bateria é o coração do carro elétrico. E a Apple possui extenso conhecimento de baterias com seus celulares, tablets e computadores. Analistas de mercado esperam que a Apple traga grandes inovações nesse setor.
- Carro Autônomo: A visão da empresa para seu novo automóvel é um iPhone sobre rodas. No entanto, os desafios tecnológicos e os requisitos de segurança são complexos. Nesse sentido, devemos ter um longo período de desenvolvimento até o lançamento do novo carro da Apple.
- Qual a previsão de lançamento: O planejamento é ter uma versão “beta” do carro elétrico Apple em 2022 e começar a produção em 2024. Um novo automóvel leva de 3 a 5 anos, desde seu projeto inicial até sua fabricação. No entanto, aqui existem desafios tecnológicos com baterias e restrições regulatórias.
- Quem irá fabricar: As conversas apontam para a empresa que fabrica os automóveis Hyundai e Kia. O conglomerado sul-coreano deve investir mais de $ 3 bilhões de dólares nas novas linhas de produção no estado da Georgia. Além disso, a capacidade inicial seria de até 100 mil veículos no primeiro ano de fabricação.
- Qual será o preço: Você já ouviu algum produto barato da Apple? Nesse sentido, todos apostam que os preços sejam superiores aos $ 40mil dólares observados no mercado norte-americano atual.