Toda vez que mudamos de casa, surgem inúmeras coisas que precisam ser ajustadas ou renovadas. Dentre elas, por exemplo, está a necessidade da troca de titularidade da sua conta de água. Nesse sentido, a troca de titularidade é a alteração do responsável legal da instalação / unidade consumidora com contrato vigente de fornecimento de água e esgoto junto a COPASA.
Caso o perfil de consumo seja mantido e o cliente não possui débitos pendentes (vencido) sob sua responsabilidade, o processo é simples, rápido.
Passo a passo para a troca de titularidade da COPASA:
Primeiramente, você deve confirmar a situação do fornecimento de água e esgoto do seu imóvel: ativo ou inativo. Logo depois, basta ligar para a COPASA no número 0800 0300 115 ou ir direto a uma agência de atendimento da COPASA .
Em seguida, você precisará fazer a mudança da titularidade para seu nome ou a solicitação de religação. Nesse sentido, você precisará separar alguns documentos (documentação de propriedade ou posse do imóvel) e informar a concessionária:
Documentos para pessoa física
- CPF (do titular da conta)
- RG ou CNH com foto (do titular da conta)
Documentos para empresa e pessoa jurídica
- CNPJ
- Documento relativo à constituição (um dos documentos a seguir):
- contrato social;
- última alteração contratual; estatuto social;
- Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI);
- Convenção do condomínio e ata de nomeação do síndico;
- Ato constitutivo da entidade religiosa e
- Ata de eleição da atual diretoria;
- Do sócio ou síndico: CPF e documento de identificação;
- Do representante legal: CPF, documento de identificação e Procuração concedida por, no mínimo, um dos sócios.
Comprovação do vínculo do usuário ao imóvel para o Proprietário do Imóvel
- Cópia da guia de IPTU ou do Registro do Imóvel ou do Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura Pública, acompanhados dos respectivos originais. Assim o atendente da COPASA MG poderá lavrar a autenticidade do documento na cópia simples apresentada, nos termos da Lei nº 13.726, de 8/Out/2018.
Comprovação do vínculo do usuário ao imóvel para o Inquilino
- Cópia do Contrato de Locação, acompanhado do contrato original e dos documentos originais de identidade do(s) Locador(es) e do(s) Locatário(s). Assim o atendente da COPASA MG poderá lavrar a autenticidade do documento e das assinaturas na cópia simples apresentada, ou autorização emitida pelo proprietário do imóvel para alteração de nome, acompanhada de um dos seguintes documentos:
- Cópia da guia de IPTU ou do Registro de Imóvel ou do Contrato de Promessa de Compra e Venda ou Escritura Pública, acompanhados dos respectivos originais. Assim o atendente da COPASA MG poderá lavrar a autenticidade do documento na cópia simples apresentada.
- Além disso, fica dispensada a apresentação dos documentos originais, caso os usuários optem por apresentar as cópias dos documentos autenticadas. Além disso, especificamente para o caso do Contrato de Promessa de Compra e Venda, também com as firmas reconhecidas do(s) Locador(s) e do Locatário(s).
Veja se essas outras trocas de titularidade são úteis para você: CEMIG e GASMIG
Aproveite e conheça uma nova forma de reduzir sua conta de energia
Por fim, após resolver seu problema com a segunda via da conta de água da Copasa, você poderá também avaliar novas formas de reduzir seus gastos de energia. Uma nova forma disponível para todas as pessoas e as empresas é o compartilhamento de fazendas solares.
Você sabia que o bombeamento e tratamento de água é um dos principais consumidores de eletricidade nas grandes cidades brasileiras?
Enfim, caso deseje conhecer um pouco mais para saber, quando você pode economizar, sem fazer investimentos, sem prazos/multas contratuais e ainda ajudar o meio ambiente, clique aqui, e receba uma oferta sob medida da SUNWISE para você.
Enfim, aproveite as novas fazendas solares já em operação e garanta suas economias. Centenas de pessoas e empresas já estão economizando e contribuindo com o meio ambiente. Veja como é simples, rápido e fácil fazer a coisa certa!