A empresa italiana, Energy Dome, desenvolveu uma tecnologia de sua bateria de CO2, que pode acelerar o uso de armazenamento de energia solar. Nesse sentido, sua bateria de CO2 armazenará energia solar renovável durante o dia, quando houver um excedente de energia, e a liberará à noite e durante os horários de pico. Sem dúvida, um dos grandes desafios para a expansão da energia solar nessa década.
Como funciona a bateria de CO2
A bateria de CO2 usa dióxido de carbono em um ciclo fechado. Isto é, durante o ciclo, o CO2 muda de gás em líquido e depois, volta em gás.
A “cúpula” que deu origem ao nome da empresa, Energy Dome, é um reservatório de gás atmosférico inflável preenchido com CO2 em sua forma gasosa.
Assim, ao carregar, o sistema usa energia elétrica da rede, que alimenta um compressor que retira CO2 da cúpula e o comprime, gerando calor. Esse calor é enviado a um dispositivo de armazenamento de energia térmica. Em seguida, o CO2 é então liquefeito e armazenado em recipientes à temperatura ambiente, completando o ciclo de carga.
Depois, o ciclo é revertido no processo de descarga, evaporando aquele líquido, recuperando o calor do sistema de armazenamento de energia térmica e expandindo o CO2 quente em uma turbina que aciona um gerador.
A bateria de CO2 tem cerca de 200 MWh de capacidade de armazenamento.
Quais as vantagens da bateria de CO2 para a bateria de íon de lítio
Ao contrário das baterias de íon de lítio, que degradam significativamente em desempenho após cerca de uma década de uso, a bateria de CO2 mantém o mesmo desempenho durante seus 25 anos de tempo de operação esperado.
Certamente, isso significa que o custo de armazenamento de energia será de aproximadamente metade do custo de uma bateria de íon-lítio. E mais, com um espaço de armazenamento equivalente, explica o Energy Dome.
O desafio de tornar a energia solar disponível 24 horas por dia
A solução de baterias de CO2 é modular e escalonável. Assim, o armazenamento de energia permitirá que a geração solar e eólica seja despachada 24 horas por dia.
A SUNWISE, empresa especializada em energia solar por assinatura, destaca que o mercado aguarda uma solução de baterias economicamente viável. Afinal, a integração de suas fazendas solares com novas tecnologias de armazenamento abre um vasto espectro de novas aplicações. Nesse sentido, a empresa investe em tecnologias digitais já prevendo esse cenário futuro.
É importante ressaltar que a bateria de CO2 não libera CO2 durante os processos de carga e descarga. Nesse sentido, é provável que a bateria de CO2 pode usar gás extraído por plantas de remoção de carbono.
Nesse sentido, a bateria de CO2 pode aumentar a capacidade de armazenar energia renovável, ao mesmo tempo em que pode ajudar o mundo a remover a substância que está gerando energias renováveis em primeiro lugar.