As janelas solares transparentes podem abrir novas portas para uma nova revolução na energia limpa, ao mesmo tempo que preservam as terras agrícolas e os habitats naturais.
Há anos, os pesquisadores vêm martelando o desafio de aproveitar a luz do sol para gerar eletricidade a partir de janelas transparentes. Afinal, o prêmio são quilômetros de novos locais para painéis solares em edifícios, sem perder as vantagens de economia de energia da iluminação natural.
Janelas solares transparentes estão próximas de virar uma realidade
Desde 2010, as células solares transparentes estão no radar entre inovações mais esperadas do setor. Afinal, nesse ano a possibilidade de criar uma janela solar transparente estava começando a surgir junto com a tecnologia solar de filme fino.
Em vez de um painel solar robusto e volumoso, o filme fino envolve as células solares flexíveis na forma de uma solução que pode ser literalmente pintada em várias superfícies, permitindo que a luz solar passe por ela.
Nesse sentido, a última onda sobre células solares transparentes foi deflagrada em agosto de 2021. Quando a Michigan State University anunciou uma reforma em seu edifício de Ciências Biomédicas e Físicas com janelas solares totalmente transparentes. Enfim, são 30 metros quadrados de janela que colhe luz solar suficiente para iluminar o átrio.
Qual é a inovação?
A inovação está na semelhança do vidro convencional. No entanto, as novas janelas solares transparentes separam a luz visível da luz invisível em ambas as extremidades do espectro, ou seja, luz ultravioleta e infravermelha. Assim, a luz visível passa e o resto é colocado para trabalhar gerando eletricidade.
Essa é uma reviravolta interessante, porque os cientistas descobriram que a luz invisível também pode gerar uma parte significativa da eletricidade. Além disso, os pesquisadores desenvolveram um concentrador solar, que absorve as ondas invisíveis da luz solar e converte essa energia em eletricidade.
Por outro lado, a eficiência é menor. De fato, a nova janela solar atinge uma eficiência de conversão de 10% a um custo relativamente baixo, devido ao uso de materiais abundantes e baratos.
Outras possíveis aplicações e benefícios
- Primeiramente, painéis solares flutuantes: usar a superfície das barragens existentes para instalar matrizes flutuantes de painéis solares.
- Terras agrícolas: painéis solares elevados, que permitem espaço para o gado pastar ou para a manutenção de habitats polinizadores.
- Painéis solares elevados também podem render benefícios de agricultura regenerativa, reduzindo a evaporação e conservando água.
- Produção de certas safras de alimentos pode melhorar devido à sombra parcial e aos benefícios regenerativos dos painéis solares.
- Por fim, a adoção em conjunto com modelos de compartilhamento dos painéis solares, similares aos adotados pela energia solar por assinatura da SUNWISE, que possibilita que famílias e empresas possam ter acesso a energia solar, sem investimentos.