Depois de entender como a economia acontece com a energia solar proveniente das fazendas solares compartilhadas, você pode estar se perguntado: vale mais a pena construir sua própria usina solar ou vale mais partilhar de um modelo compartilhado.
Perspectivas para decisão: make or buy or share
Apesar da simplicidade da questão, sua resposta abrange múltiplas facetas e possibilidades. Algumas perspectivas para pensarmos juntos:
(1) perspectiva econômica:
A opção de construir sua própria usina maximiza sua redução de custo recorrente, porém exige o dispêndio do investimento inicial e portanto, assumir um risco relevante. Além disso, a decisão depende do custo de oportunidade do recurso disponível, isto é, o retorno do investimento no projeto solar é superior às opções que você tem disponível para o mesmo nível de risco. Essa avaliação é crítica para empresários que podem investir em seu negócio principal ou investir em iniciativas de eficiência energética ou energia solar.
(2) perspectiva operacional:
A opção de compartilhamento da fazenda solar elimina riscos operacionais, como exemplo: manutenção da usina, trocas de equipamentos, gestão de garantias, gastos com seguros, dentre muitos outros. Todos esses riscos operacionais são transferidos para uma empresa especializada. Eventuais problemas técnicos que reduzam a capacidade de geração podem comprometer a taxa de retorno e postergar em alguns anos o payback do projeto.
(3) perspectiva engenharia/projeto:
Normalmente a opção de compartilhamento de fazenda solar proporciona também o compartilhamento dos ganhos de escala de um projeto maior. De um lado, temos um lote de uma fazenda solar de 5MW (5000kW) vs instalação no telhado de 50kW. Além disso, usualmente o projeto de engenharia de uma fazenda solar consolida fatores de otimização não presentes para todos. Dificilmente consegue-se o mesmo nível de produtividade de uma fazenda solar escolhida em uma geografia favorável, com ótima inclinação, irradiação solar, acesso facilitado para monitoramento, operação e manutenção.
(4) perspectiva financeira:
Caso a opção de construir sua própria usina com recursos de terceiros, isto é, com empréstimos. Nesse caso, a alavancagem financeira possibilita maiores retornos econômicos, porém eventuais riscos operacionais e de engenharia/projeto devem ser avaliados com cuidados extras.’
(5) perspectiva regulatória:
O risco de mudanças das regras de compensação de créditos gerados pela geração distribuída solar podem comprometer a expectativa de retorno, trazendo um risco importante para os investidores de usinas solares. Esse tema está sendo debatido e os resultados ainda são incertos. Há a expectativa de que investimentos já realizados e contratos já assinados terão “direitos adquiridos”.
Nossa recomendação:
A decisão pelo compartilhamento de fazenda solar vem ganhando cada vez mais espaço e se tornando cada vez mais comum. Exemplos de compartilhamento em outros setores, como por exemplo: mobilidade (Uber), imóveis (AirBnB), dentre outros.
Além disso, a solução da SUNWISE com a oferta de compartilhamento de fazenda solar sem multa contratual entrega o valor da opção para futuros investidores em suas próprias fazendas. Você aproveita-se das economias imediatas e crescentes das fazendas solares, enquanto busca uma melhor compreensão dos riscos envolvidos e um melhor projeto.
Resumindo, investir em projetos de energia solar produz bons retornos econômicos, mas exigem diversos cuidados e atenção para múltiplas perspectivas técnicas, regulatórias, operacionais e econômico-financeiras para uma boa decisão.
Caso tenha qualquer dúvida, entre em contato conosco.
Caso queira entender melhor como a energia solar compartilhada pode trazer economias para você, clique aqui.