O Brasil ultrapassou a marca histórica de 13GW de energia solar. Dessa forma, a energia solar se aproxima da capacidade instalada da usina de Itaipu com 14GW. Assim, a energia fotovoltaica ocupa, agora, o 5o lugar na matriz elétrica brasileira. Ultrapassou a potência instalada de termoelétricas movidas a petróleo e outros fósseis (9,1 GW da matriz). Nesse sentido, esse número inclui todos os tipos de instalações fotovoltáicos, desde as pequenas instalações nos telhados das residências até as grandes fazendas solares.
Avanço da energia solar distribuída
Dentre as modalidades de energia solar, destaca-se a energia solar distribuída. Afinal, ela permite a geração de energia elétrica próxima ao ponto de consumo. Assim, evita-se desperdícios, perdas e custos com novas linhas de transmissão e distribuição.
O crescimento da energia solar distribuída não parou mesmo com a pandemia. Atualmente, já responde por 8,5GW da potencia de energia solar instalada (65% do total). Nesse sentido, essa capacidade de geração solar é a soma de quase 774mil instalações fotovoltaicas, distribuídas em 5.441 municípios em todos os estados brasileiros. Além disso, mais de 972 mil consumidores brasileiros recebem os créditos de energia fotovoltaica que abatem suas contas de luz em todo o país.
No ranking dos estados brasileiros, temos:
- Minas Gerais com 1,5GW e cerca de 174mil consumidores atendidos
- São Paulo com 1,1GW e cerca de 143mil consumidores
- Rio Grande do Sul com 1,0GW e cerca de 134mil consumidores
- Mato Grosso com com 0,6GW com mais de 45mil consumidores
- Santa Catarina com 0,47GW com 51mil consumidores
Contribuição economia, social e ambiental da energia solar para o Brasil
De fato, trata-se de uma longa jornada com início em 2021. Durante esse período, segundo a ABSOLAR, somaram-se mais de:
- R$ 66,3 bilhões em investimentos,
- R$ 17,1 bilhões em impostos
- Mais de 390 mil empregos
Além disso, o impacto positivo no meio ambiente também não deve ser esquecido. Afinal, evitou-se a emissão de 14,7 milhões de toneladas de CO2 na geração de eletricidade.
Por fim, a energia fotovoltaica contribui para a diversificação da matriz elétrica brasileira. Isto é, aumenta o número de opções de suprimento de energia para todos os brasileiros. Assim, reduz a pressão sobre as hidrelétricas e evita mais aumentos na conta de luz.
Você sabia que a energia das usinas solares de grande porte são até 10x mais baratas do que as termoelétricas fósseis emergenciais ou a energia elétrica importada de países vizinhos?
Todos podem participar dessa jornada de sustentabilidade
Você sabia que mais de 711mil consumidores residenciais já aproveitam a energia solar para reduzir sua conta de luz. Similarmente, cerca de 130 mil estabelecimentos comerciais também optaram pela energia solar.
Caso você tenha interesse, mas não disponha de recursos para comprar as placas solares, conheça a energia solar por assinatura.
Afinal, trata-se de uma forma nova de gerar sua própria energia sem ter que investir. Além disso, você evita a dor de cabeça com obras no seu telhado.
A SUNWISE, por exemplo, dispõe de dezenas de fazendas solares que podem reduzir a conta de luz da sua residência, comércio ou pequena indústria. Já são centenas de famílias que economizam e contribuem com o meio ambiente todos os meses. E mais, a proteção contra bandeiras tarifárias e aumentos na conta de luz, garante descontos % ainda maiores, quando você mais precisa!