Algumas vezes mudamos para uma casa nova ou decidimos crescer os negócios da empresa, e verificamos que precisaremos de mais energia elétrica. Naturalmente, um profissional capacitado deve avaliar e, preferencialmente, solicitar a ligação nova ou aumento de carga. No caso da CEMIG, por exemplo, a empresa oferece múltiplos canais de atendimento, com destaque para Cemig Atende Web.
Como solicitar uma ligação nova ou aumento de carga para clientes urbanos de baixa tensão
A grande maioria das residências e comércios de pequeno porte se enquadram em unidades consumidoras urbana sem proteção geral e de baixa tensão. Nesse sentido, o primeiro passo é checar a disponibilidade da rede da CEMIG no local e qualquer tipo de débito pendente em nome do novo titular ou na unidade consumidora em que será feita a nova ligação. Dessa forma, qualquer débito pendente precisa ser quitado antes do pedido, para evitar a reprovação da solicitação.
Em seguida, é importante atentar para alguns aspectos técnicos e normas de padrão para novas ligações, tais como:
- a altura das caixas, que idealmente é de 1,5m com tolerância máxima de 10cm mais alta ou mais baixa;
- os disjuntores estão presentes e corretamente instalados e adequados às normas elétricas;
- a caixa de medição está devidamente identificada;
- o padrão está no local adequado e sua construção finalizada.
Documentação comprobatória exigida para a solicitação da ligação nova
Primeiramente, no caso de pessoa física:
- CPF, identidade (RG) ou outro documento oficial com foto (apresentar os documentos).
- se o solicitante não for o titular da unidade consumidora, será preciso uma procuração;
- cadastro de benefícios sociais, se houver.
Em segundo lugar, no caso de pessoa jurídica:
- Documentos relativos à constituição da empresa, como o contrato social, requerimento de empresário ou o CCMEI;
- Registro da empresa na junta comercial;
- Documentos dos seus representantes legais, que são os mesmos exigidos para uma ligação nova de pessoa física.
Além disso, para ambos os casos, você deve encaminhar para a Cemig um documento do imóvel, que pode ser qualquer um desses:
- Certidão de Número, habite-se ou declaração semelhante emitida emitido pela Prefeitura Municipal, constando os números de lote e quadra e bairro;
- IPTU;
- registro de imóvel;
- escritura pública.
Por fim, em alguns casos, o solicitante pode, opcionalmente, realizar a vistoria digital, enviando fotos do padrão para um número de WhatsApp que é informado no ato do contato. Além disso, após a ligação do padrão de energia elétrica, o contrato de adesão definitivo será encaminhado para o endereço de correspondência da unidade consumidora ou e-mail do cliente até a data de apresentação da primeira fatura.
Aproveite e conheça uma nova forma de reduzir sua conta de luz
Finalmente, após resolver seu problema com a nova ligação da CEMIG, você poderá também avaliar novas formas de reduzir seus gastos com a conta de luz. Uma nova forma disponível para todas as pessoas e as empresas é o compartilhamento de fazendas solares.
Nesse sentido, caso deseje conhecer um pouco mais para saber, quando você pode economizar, sem fazer investimentos, sem prazos/multas contratuais e ainda ajudar o meio ambiente, entre em contato conosco para entendermos seu perfil de consumo e podermos oferecer a melhor solução.
Enfim, aproveite as novas fazendas solares já em operação e garanta suas economias. Centenas de pessoas e empresas já estão economizando e contribuindo com o meio ambiente.