As cidades do futuro estão chegando. As cidades inteligentes dão poder aos cidadãos, equilibrando tecnologia e humanismo. Os avanços da digitalização e eletrificação possibilitaram novas formas de prover mobilidade, segurança, saúde, dentre outros serviços públicos. E acima de tudo, esses serviços públicos são prestados de forma consciente e sustentável.
As lições da cidade mais inteligente do mundo
De acordo com um estudo da escola de negócios suíça, IMD, que monitora como as cidades estão adotando as tecnologias digitais e aprimorando as vidas das pessoas, CINGAPURA é a cidade mais inteligente do mundo!
De fato, CINGAPURA é uma cidade que impressiona de imediato. Além disso, as múltiplas transformações que a cidade-estado atravessou contribuíram para incorporar centenas de iniciativas que melhoraram as vidas de seus cidadãos, que criaram oportunidades para novos negócios e que construíram melhores lares e comunidades.

Cidades Inteligentes servem seus cidadãos
Vejamos alguns exemplos:
- Saúde: o planejamento da infraestrutura é baseado na saúde da comunidade, incluindo calçadas para pedestres, estacionamentos subterrâneos, deixando áreas verdes para uma melhor experiencia de vida dos cidadãos.
- Casas: todo cidadão tem acesso à residência pública gratuita e mais de 80% da população mora em casas públicas.
- Transporte: veículos autônomos já cobrem toda região oeste da cidade e estão integrados aos modais de pedestres e ciclistas. A iniciativa “walk cycle ride” encoraja espaços recreacionais mais agradáveis, promove uso sustentável de energia e reduz a poluição.
Quais melhorias das cidades inteligentes são possíveis de se medir
As tecnologias digitais unem capacidade de capturar dados (sensores), de processamento rápido e de entrega de serviços inteligentes. Muitas aplicações práticas surtem efeitos positivos que podem ser percebidos e medidos.
-
Menos 15 a 30 minutos por dia no tempo de deslocamento com a implementação de estacionamentos e sinais de trânsito inteligentes;
-
Reduzir doenças em 8 a 15%, aumentando as habilidades de telemedicina e fornecendo informações em tempo real sobre a qualidade do ar;
-
Reduzir o crime em 30 a 40% por meio do mapeamento em tempo real do crime e estratégias preditivas de policiamento;
-
Menos 10-15% de emissões com automação predial e preços dinâmicos da eletricidade.
As cidades do futuro serão movidas à energia renovável
De fato, estudos sugerem que o mercado de cidades inteligentes alcançará USD 2,57 trilhões em cinco anos. A digitalização e eletrificação dessas novas cidades serão movidas por energia renovável. Além disso, fontes limpas como energia solar fotovoltaica e energia eólica serão predominantes na nova matriz elétrica.
As cidades inteligentes usam intensamente energia elétrica, mas usam de forma eficiente e sustentável. Cidades inteligentes economizam energia.
Analogamente como as cidades do futuro serão mais eficientes, conectadas e sustentáveis, assim também será a energia que as sustentarão. Fazendas solares eficientes, gerando energia próximas aos centros de consumo, ditarão o novo modelo de geração e consumo de energia. A estrutura centralizada do século passado, com grandes usinas distantes e grandes perdas de eficiência na transmissão, devem ser paulatinamente complementadas pela geração solar compartilhada.
Você sabia que sua casa e sua cidade já podem se aproveitar de energia solar compartilhada? Conheça a solução da SUNWISE e consiga economias na sua conta de luz, e sem investimentos! Um processo simples e digital para facilitar sua adesão às fazendas solares e sua contribuição para sua comunidade e o meio ambiente.
Sua casa, sua comunidade e sua cidade podem participar dessa jornada. Cada passo dessa caminhada tem seu valor e marca sua contribuição para a mudança.