Com o avanço das mudanças climáticas e o receio crescente sobre os riscos dos eventos extremos cada vez mais frequentes, muitos estão procurando saber mais sobre sua pegada de carbono. Mas afinal de contas, o que vem a ser a pegada de carbono? Para que serve? Enfim, saiba tudo sobre o tema e como você pode contribuir com o meio ambiente, de forma simples e rápida.
Curiosidades sobre a pegada de carbono no Brasil e no Mundo
Primeiramente, você sabia que:
- Um brasileiro deixa uma pegada de carbono de 2,6 toneladas, enquanto um europeu tem uma pegada de 6,4 toneladas.
- O padrão de consumo médio dos brasileiros já exigem mais que o planeta pode oferecer. Enquanto o padrão americano exige 5 planetas Terra, o europeu precisa de 3 planetas Terra, o padrão brasileiro exige 1,8 planetas Terra.
- As 5 cidades brasileiras com maior pegada de carbono são: São Paulo (33,6Mt), Rio de Janeiro (16,7Mt), Curitiba (9,2Mt), Belo Horizonte (9,0Mt) e Porto Alegre (7,4Mt)
- Uma árvore adulta consegue absorver, em um ano, aproximadamente 22 kg de gás carbônico, e produzir oxigênio suficiente para a respiração de dois adultos.
- Para se ter uma idéia, uma família que consome 400 kwh de energia elétrica por mês, locomove-se de carro diariamente por 20 quilômetros e produz 800 gramas de lixo por dia, precisa plantar anualmente 12 árvores para equilibrar sua ação poluidora.
- Um brasileiro vive em média 72 anos e, para compensar o CO2 emitido na atmosfera ao longo desse tempo, teria de reflorestar uma área equivalente a 2,5 campos de futebol (cerca de 19,5 mil m2).
E você, já sabe quantas árvores está devendo?
O que é a pegada de carbono?
Vamos começar pelo começo. A pegada de carbono mede as emissões de gases de efeito estufa.
Essa metodologia mede todos os tipos de gases emitidos nas diversas atividades de produção e consumo que pessoas, empresas e governos fazem todos os dias.
Em suma, a pegada de carbono mede todas as emissões e converte em carbono equivalente.
Para que serve?
A pegada de carbono nos alerta sobre o impacto que causamos pelo lançamento de gases de efeito estufa a partir de cada produto, processo ou serviço que consumimos.
Afinal, se você come um prato de arroz e feijão, saiba que houve uma pegada de carbono para essa refeição (plantação, cultivo e transporte).
Segundo um estudo científico da revista Science, precisamos plantar alguns bilhões de árvores (1 bilhão de hectares) pelo mundo para limitar o aumento de temperatura global de 1,5 ºC até 2050.
Quais são as normas e protocolos?
- Protocolo GHG: é um método muito utilizado para inventários de gases de efeito estufa (GEE).
- PAS 2050: Quantifica as emissões de GEE no ciclo de vida dos produtos e serviços de uma empresa.
- ISO 14064: Fornece ferramentas para programas de redução de emissões de GEE para a indústria e o governo.
- ISO 14067: Especifica princípios, requisitos e orientações para quantificação e comunicação da pegada de carbono dos produtos.
Como reduzir o impacto negativo?
A conscientização de como produzimos nossa pegada de carbono é o primeiro passo. O segundo passo é a mudança de hábitos.
Enfim, avaliar nossos hábitos, checar quais comportamentos podemos mudar rapidamente e refletir sobre como avançar nessa jornada faz-se cada vez mais necessário.
Veja alguns exemplos de mudança de hábitos para mudarmos esse cenário:
- escolher produtos que possuem embalagem recicláveis ou recicladas,
- preferir alimentos orgânicos,
- usar sacolas retornáveis,
- ser vegetariano pelo menos uma vez na semana (ou mais do que isso),
- fazer a compostagem dos resíduos orgânicos,
- reduzir o consumismo
- deixar o carro em casa, substituindo-o por bicicleta ou por transporte coletivo
- adotar energia solar por assinatura
Cada pequena ação conta. Afinal, juntos fazemos a diferença. Por exemplo, um litro de gasolina emite 2,3 kg de carbono equivalente na atmosfera e a fabricação de cinco sacolas plásticas emite 1 kg.
Além disso, também é possível fazer a neutralização do carbono. Assim, todas essas ações contribuem.
Como calcular sua pegada de carbono e neutralizá-la
É possível fazer uma estimativa de qual é o tamanho da sua pegada de carbono. O site Carbon Footprint permite calcular a pegada de carbono por meio de algumas informações básicas – o valor é aproximado, mas ajuda a ter uma ideia e repensar suas escolhas cotidianas.
Conhecer as nossas emissões de carbono equivalente, direta ou indiretamente, é muito importante para reduzi-las. Afinal, precisamos:
- desacelerar o aquecimento global,
- melhorar a qualidade de vida do planeta,
- reduzir a pegada ecológica e
- evitar o overshoot, conhecido como a sobrecarga da Terra.