Conheça as Fazendas Solares SUNWISE
Cingapura aposta pesado na energia solar.
Afinal trata-se de uma fonte barata, limpa e renovável.
No entanto, a cidade-estado é densamente povoada e não dispõe de terras desocupadas.
A solução foi construir fazendas solares flutuantes!
Apesar de diversas iniciativas piloto espalhadas ao redor do mundo, inclusive no Brasil, Cingapura se destaca pelo pioneirismo e pela escala do empreendimento.
Afinal se trata de uma fazenda flutuante de 5MW, com tamanho similar a 45 campos de futebol.
Uma das maiores fazendas solares flutuantes do mundo está em Cingapura
Fazenda solar sobre as águas
A restrição de recursos sempre exige mais criatividade. As
inovações tecnológicas surgem e permitem que mais países busquem metas de energia renovável. Afinal, Cingapura apresenta uma enorme lista de restrições, desde ausência de recursos naturais, grandes áreas desocupadas ou melhores condições climáticas. Mesmo assim, o país dá o exemplo para o mundo.
Os primeiros resultados apontam que as fazendas solares flutuantes geram mais energia elétrica que as instalações sobre os telhados. Uma das razões apontadas é o melhor sistema de resfriamento do sistema, que permite maior eficiência. Além disso, as placas reduzem a evaporação dos reservatórios nos dias mais quentes.
A maior fazenda solar flutuante da região produzirá 6GWh de eletricidade por ano. São 13,312 painéis e 40 inversores. A instalação ajudará a evitar as emissões de 4258 toneladas de CO2 por ano.
Para estender a vida útil da usina, para 25 anos, os projetos vão incluir módulos fotovoltaicos de vidro duplo, para melhorar a resistência a ambientes úmidos. Além disso, os módulos serão suportados por flutuadores fabricados com polietileno de alta densidade utilizado em embalagens de alimentos, que é resistente aos raios ultravioletas.
Todo o sistema será controlado por plataforma de monitoramento, com câmeras de segurança, painéis e alertas, que ajudarão a rastrear fatores ambientais, como velocidade do vento, irradiação solar e temperatura ambiente. O sistema também detectará anormalidades que podem indicar superaquecimento potencial e risco de incêndio.
Esse é apenas o primeiro passo efetivamente entregue. O projeto completo deve alcançar a capacidade de 60MW e ocupará uma área de aproximada de 485 mil metros quadrados.
Placas solares verticais nos prédios
Além das fazendas solares flutuantes, Cingapura está testando outros métodos inovadores.
Alguns deles incluem placas solares verticais nas fachadas dos prédios, nos bloqueadores de ruído e cercas, estacionamentos e estradas.
De fato, a redução dos custos das placas e desenvolvimento de novos materiais estão possibilitando novas aplicações.
A expansão da energia solar fotovoltaica está apenas em seu estágio inicial. Certamente, o potencial de crescimento da energia solar residencial e comercial é enorme.
Cingapura reconhece oportunidade para exportar soluções sustentáveis
Finalmente, o governo de Cingapura está decidido a avançar rapidamente com a agenda de energia solar. Afinal percebeu a forte oportunidade de geração de empregos, valor econômico e inovação tecnológica.
As novas tecnologias não resolvem apenas desafios locais, mas também são oportunidades de novos negócios para o exportador de soluções para outras megalópoles.
Lição para os brasileiros: aproveitem as fazendas solares SUNWISE
Enquanto isso, o Brasil avança devagar no tema de energia solar fotovoltaica. Apesar do Brasil dispor de terras abundantes com irradiação solar intensiva o ano todo, a energia solar mal atinge 2% da matriz elétrica nacional.
Além disso, empresas estão investindo em fazendas solares e permitem o seu uso compartilhado. Dessa forma, você pode economizar na conta de luz da sua residência ou da sua empresa, sem fazer investimentos e sem dor de cabeça.
Afinal, a energia solar por assinatura possibilita que muitos tenham acesso a energia solar. Gostou dessa iniciativa? Compartilhe com seus amigos e familiares e ajude a espalhar essa idéia.
Quer economizar na conta de luz?
Autor: Dirceu Azevedo
Empreendedor de impacto e especialista em novos modelos de negócios que unem alto potencial de crescimento, inovação tecnológica e impacto positivo no meio ambiente.
Formado na Escola Politécnica da USP, pós-graduado pela FGV-SP, MBA pelo INSEAD e com especialização em desenvolvimento sustentável pela University of Cambridge.
Co-criou a SUNWISE em 2017 para democratizar o acesso à energia renovável a todos, integrando modelos de energia compartilhada, plataformas digitais e parcerias estratégicas.
Possui experiência de +18 anos como sócio diretor da Accenture Strategy, onde liderou grupo de consultoria de estratégia na industria de energia/utilities, desenvolveu a prática de sustentabilidade para toda América Latina, e participou de conselhos e parcerias com UNGC, WB, BID, Rockefeller Foundation, WBCSD, Ethos, entre muitos outros.