Para os apreciadores de grandes obras de engenharia, as hidrelétricas merecem lugar de destaque entre as maiores obras de infraestrutura do planeta. Afinal estamos falando de construções gigantescas, que abastecem milhões de pessoas com eletricidade de fonte renovável. Muito embora, também é passível de discussão sobre seus impactos sobre o meio ambiente, principalmente relacionados a construção das represas e consequente alagamento de áreas quilométricas.
A relação das cinco maiores hidrelétricas do mundo, mostra o papel relevante do Brasil na geração de energia renovável e dos grandes investimentos chineses para limpar sua matriz energética, ainda predominantemente fóssil.
Autor: Dirceu Azevedo
Empreendedor de impacto e especialista em novos modelos de negócios que unem alto potencial de crescimento, inovação tecnológica e impacto positivo no meio ambiente.
Formado na Escola Politécnica da USP, pós-graduado pela FGV-SP, MBA pelo INSEAD e com especialização em desenvolvimento sustentável pela University of Cambridge.
Co-criou a SUNWISE em 2017 para democratizar o acesso à energia renovável a todos, integrando modelos de energia compartilhada, plataformas digitais e parcerias estratégicas.
Possui experiência de +18 anos como sócio diretor da Accenture Strategy, onde liderou grupo de consultoria de estratégia na industria de energia/utilities, desenvolveu a prática de sustentabilidade para toda América Latina, e participou de conselhos e parcerias com UNGC, WB, BID, Rockefeller Foundation, WBCSD, Ethos, entre muitos outros.