Dentre as dúvidas e as incertezas que pairam sobre o setor elétrico, uma continua certa: as contas de luz continuarão altas até abril de 2022. Afinal, passamos pela maior crise de escassez hídrica dos últimos 90 anos. Além disso, o nível dos reservatórios recuperam-se com as fortes chuvas. No entanto, o governo sugere prudência e a manutenção da taxa extra da bandeira escassez hídrica até abril de 2022.
As incertezas a respeito dos cenário hídrico em 2022
O governo afirma que ainda não há como prever como será o cenário hídrico em 2022. No entanto, a expectativa é que seja melhor que 2021. Assim como, 2021 apresentou condições hídricas 8% melhores que em 2020.
Nesse sentido, as ações e as medidas adotadas pelo governo, ajudam a entender o resultado e a mitigação do risco de racionamento e de apagão:
- Comprar energia elétrica do exterior
- Acionar as usinas termelétricas que funcionam em solo brasileiro.
- Criar uma nova bandeira tarifária de energia elétrica: a bandeira de escassez hídrica.
- Programa de incentivo a redução do consumo, que deve beneficiar 35,5 milhões de brasileiros. Ou seja, consumidores que conseguiram poupar entre 10% a 20%, entre setembro e dezembro de 2021.
O governo cita que países como os Estados Unidos e a China tiveram que racionar energia, o que não ocorreu com o Brasil.
Benefício permanece apenas os consumidores de baixa renda: tarifa social
A conta de luz terá bandeira verde em fevereiro para os consumidores que recebem o benefício da tarifa social de energia elétrica.
Enquanto isso, para os demais consumidores, a bandeira vigente será de escassez hídrica, no valor de R$ 14,20 a cada 100 quilowatt-hora consumidos.
As famílias de baixa renda inscritas no programa de tarifa social pagam as bandeiras com os mesmos descontos que já possuem nas tarifas. Isto é, elas recebem descontos de 10 a 65%, dependendo da faixa de consumo.
Enfim, estima-se que 11,5 milhões de famílias recebam o benefício com cadastro automático ao programa a partir deste ano, além das 12,4 milhões, que já participam do programa.
Energia solar por assinatura pode ajudar os demais consumidores
Você sabia que mais de 711mil consumidores residenciais já aproveitam a energia solar para reduzir sua conta de luz. Similarmente, cerca de 130 mil estabelecimentos comerciais também optaram pela energia solar.
Caso você tenha interesse, mas não disponha de recursos para comprar as placas solares, conheça a energia solar por assinatura.
Afinal, trata-se de uma forma nova de gerar sua própria energia sem ter que investir. Além disso, você evita a dor de cabeça com obras no seu telhado.
A SUNWISE, por exemplo, dispõe de dezenas de fazendas solares que podem reduzir a conta de luz da sua residência, comércio ou pequena indústria. Já são centenas de famílias que economizam e contribuem com o meio ambiente todos os meses. E mais, a proteção contra bandeiras tarifárias e aumentos na conta de luz, garante descontos % ainda maiores, quando você mais precisa!