Em tempos onde os preços dos condomínios chegam a ser mais caros que o próprio aluguel, os proprietários buscam maneiras de valorizar o imóvel. Geralmente, as principais ações são manutenções periódicas e até reformas. Entretanto, o ambiente ao redor do imóvel também é essencial para sua valorização. É aí que a gestão do condomínio pode valorizar um imóvel ainda mais.
Adiantamos que sim, é possível valorizar o imóvel com pequenas transformações no condomínio, tornando o local mais econômico e sustentável.
+ Leia mais: Condomínios inteligentes economizam energia
+ Leia mais: Economizar energia: veja 7 dicas da Cemig e poupe dinheiro
O que é condomínio?
Um condomínio é uma residência particular de propriedade de um proprietário ou família individual em um prédio ou comunidade com várias unidades ou moradias. Embora eles geralmente façam parte de um prédio maior. Em outras palavras, condomínio geral é a propriedade simultânea de um bem móvel ou imóvel por duas ou mais pessoas.
O que todos os condomínios têm em comum é o fato de compartilharem áreas comuns – como pátios, garagens, quadras de tênis, piscinas, salas de recreação ou academias de ginástica – com outras unidades que os proprietários do condomínio não precisam manter, mantendo a manutenção da casa.
Por essa conveniência, os proprietários pagam quotas a um conselho – geralmente composto por proprietários eleitos de condomínios – que cuidam da contratação de paisagistas , limpadores de piscina e outros profissionais para qualquer coisa que deva ser consertada, desde elevadores defeituosos a infestações nas áreas comuns.
O que é a taxa condominial?
Em suma, a taxa condominial consiste no valor que os moradores devem pagar todo mês, definida em forma de rateio, que é usada para cobrir as despesas e benfeitorias do condomínio. Entre elas estão luz, água, pagamento de funcionários, manutenções, equipamentos de segurança, fundo de reserva e outras ações, visando o bem-estar dos condôminos.
De forma simples, a taxa condominial é o valor cobrado de cada condômino para arcar com as despesas condominiais, referentes às áreas comuns do condomínio (serviços, manutenção e melhorias). As despesas relativas às partes de uso exclusivo de um condômino ou mais não entram no rateio das quotas condominiais.
Em geral, as despesas do condomínio são pagas por rateio entre os condôminos, conforme previsão na convenção. Ela pode estabelecer o modo que julgar mais adequado, sendo as mais comuns o rateio por fração ideal, por unidade ou a mistura das duas formas.
Como reduzir custos e valorizar o imóvel?
Há alguns casos em que o preço dos condomínios subiram tanto, que os proprietários então decidiram baixar o valor do aluguel para conseguir atrair inquilinos. Dessa forma, mantendo o aluguem mais baixo que a taxa. Mas o que fazer?
Apesar das taxas decorrerem da utilização e manutenção comum do local, é possível tomar algumas medidas para buscar a diminuição dos custos. Veja a seguir:
Economia de energia
O gasto com energia é constante no condomínio. Uma boa forma de economizar é instalar sensores de presença, utilizar lâmpadas econômicas e o uso de fazenda solar para baratear a conta de luz.
Isso porque, a fazenda solar oferece a oportunidade para praticamente qualquer pessoa poder gerar a própria energia solar, sem a necessidade da instalação de painéis solares em seu telhado ou sua propriedade. O modelo é principalmente interessante em cidades verticais onde as pessoas não tem acesso ao telhado e mesmo em casas onde o riso de furto ou sombreamento futuro é considerável.
Uma iniciativa inovadora na produção de energia solar promete economia de até 15% e acesso mais fácil e rápido por meio de um modelo mais sustentável de operação de residências atendidas pela CEMIG.
Condomínio pode valorizar um imóvel, veja como:
Este modelo permite aos participantes se tornarem assinantes e pagar um preço mais baixo para a energia elétrica proveniente do condomínio solar. Eles não possuem os painéis eles só compram o benefício de poder ter uma taxa reduzida gerando a própria energia no lote solar.
Programas baseados em assinatura, assim como o da Sunwise, permitem que os participantes entrem ou saiam facilmente. Se um assinante decide optar por sair ou mudar para uma área de distribuição diferente, seu lugar será aberto para o próximo participante aspirante na fila de espera.
Veja mais detalhes sobre como uma fazenda solar pode fazer a diferença para o seu condomínio e para todos os condôminos e receba uma oferta sob medida para sua necessidade.
Sustentabilidade – condomínio pode valorizar um imóvel
A previsão do impacto dos problemas ambientais para os próximos anos, relatada pela comunidade científica, inclui alterações significativas do clima, extinções de espécies variadas e destruição da camada de ozônio.
Tais mudanças alertam para a necessidade de uma adequação dos seres humanos à natureza e, compreendendo isso, setores envolvidos com preservação ambiental propõem uma nova tendência: produtos sustentáveis.
No mercado imobiliário, por exemplo, observa-se um crescimento considerável na procura por empreendimentos amigos do meio ambiente. Soluções em reaproveitamento de água e geração de energia sustentável estão, hoje, ao alcance de qualquer um e ainda valorizam o imóvel.
Saiba mais sobre como uma fazenda solar pode fazer a diferença para o seu condomínio e para todos os condôminos e receba uma oferta sob medida para sua necessidade.