Se você recebe contas de energia muito altas em seu condomínio – normalmente de 25% a 35% do total de despesas operacionais –, e não consegue reduzir as despesas, esse é o momento de avaliar o real motivo do alto consumo e rever os métodos de economia até então utilizados. Por isso, existem muitas razões para você tornar seu condomínio inteligente, e certamente economizar dinheiro é uma delas.
+Leia mais: Saiba como o condomínio pode valorizar um imóvel
Reduzir gastos com condomínio inteligente?
Se a busca por fontes limpas de energia e sustentabilidade eram modernidades consideradas mimos para conquistar os clientes nos imóveis de alto padrão, passaram a ser itens indispensáveis para a redução de gastos no dia a dia das famílias e até na gestão do próprio condomínio.
Isso porque, grande parte dos gastos com a energia do condomínio provém da iluminação das áreas comuns. Muitas vezes são lâmpadas comuns que se mantêm acessas e, portanto, consomem bastante. Além disso, o aumento da conta luz afeta diretamente o condômino, que é obrigado a pagar taxas de condomínio cada vez mais altas. Identificar e eliminar pontos de desperdício beneficia a todos.
Embora os Síndicos busquem maneiras de reduzir as contas de água e energia, muitos abrem mão da economia devido à burocracia em função da necessidade de aprovação dos condôminos.
Condomínio inteligente – Economia de até 15% na conta de luz em MG
Com a Sunwise é possível implantar um modelo de economia para reduzir as contas de energia em seu condomínio, sem fazer investimento. Como os condôminos não precisam investir e todos serão beneficiados com a implementação do programa, o síndico pode decidir sem convocação de assembleia
Estamos falando da fazenda solar – também chamada de comunidade solar -, um investimento inteligente que pode reduzir os custos de eletricidade, aumentar o valor de sua propriedade e reduzir o impacto ambiental. Felizmente, esse recurso não é apenas para residências – você também pode usar essa tecnologia mesmo que more em um condomínio.
Projetos de sucesso para os condomínios inteligentes
Com a popularização e redução dos custos de energia elétrica com artifícios da tecnologia, o modelo se tornou uma triunfo para quem busca economizar dinheiro e ao mesmo tempo reduzir a fatura de energia.
Quando você integra um projeto solar comunitário, recebe uma parte da energia gerada por um grande sistema de painel solar localizado em outro local da sua área. No caso da Sunwise, em Minas Gerais ou seja, em domicílios atendidos pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais).
Ao contrário de um sistema de painel convencional, um projeto solar comunitário não é instalado no seu telhado. A energia solar comunitária e a energia solar na cobertura resultam em economia líquida na sua conta de luz, mas cada uma oferece benefícios distintos. Compare-os para encontrar o caminho certo para você.
Como isso me poupa dinheiro?
A energia solar comunitária economiza seu dinheiro, permitindo que você invista em painéis solares que produzem eletricidade para sua casa, condomínio ou empresa, mesmo quando você não pode instalá-los em seu telhado. Quando você participa de um projeto solar comunitário, está pagando pelo acesso à eletricidade mais barata, assim reduzindo as tarifas de serviços públicos padrão.
Qual a diferença?
O programa baseado em assinatura é diferente daqueles painéis fotovoltaicos instalados nos telhados. Neste segundo caso, significa que você faz um investimento inicial para economizar dinheiro no futuro, enquanto os programas baseados em assinatura (fazenda solar) oferecem economia na próxima fatura de luz.
É essencial que todos os moradores tenham consciência de que a economia também depende deles e do uso racional da energia. Porém, apenas essas ações não possibilitam uma significativa diminuição ou controle sobre o recurso.
+Leia também: Economizar energia: veja 7 dicas da Cemig e poupe dinheiro