As empresas mais admiradas e influenciadoras do mundo já assumiram o compromisso de consumir apenas energia renovável. Isto é, 100% de energia limpa como insumo para suas operações! São mais de 200 grandes empresas, entre elas: Google, Apple, IKEA, Coca-Cola, J&J, LEGO, Mastercard, Nestlé, Nike, Sony, Starbucks, Walmart, dentre muitas outras, que já avançaram nessa jornada. O que podemos aprender com as maiores empresas globais e quais as lições aprendidas que podem também ser aplicadas no Brasil?
Quais empresas já atingiram 100% de energia renovável?
Google, Apple e Facebook já atingiram a marca de 100% de energia renovável, com destaque para o uso de grandes fazendas solares dedicadas para suprir o grande consumo de seus datacenters.
As economias que vem com o uso de energia solar, deixam a decisão de negócios muito simples. Sua empresa consegue ganhos de economia e de imagem/reputação ao mesmo tempo!
Qual a motivação para adesão à energia solar?
Primeiramente, os motivos que levaram essas grandes empresas a adotar fundamentalmente a energia solar como principal fonte de energia são:
- alinhamento com expectativa dos clientes;
- gerenciamento de riscos de longo prazo;
- redução de custos;
- atendimento às solicitações dos acionistas
Segundo, você empresário brasileiro pode perfeitamente estar buscando, nesse momento, soluções para atingir essas 4 motivações. Claramente, esses motivadores contribuem com resultados positivos no curto prazo (redução de custos) e tornam as empresas mais resilientes para o contexto competitivo de médio e longo prazo.
Terceiro, é muito interessante que essas lições não são apenas para as grandes empresas “tubarões”. As pequenas e médias empresas brasileiras que estão retomando lentamente suas atividades nesse momento também podem se beneficiar das economias geradas pela energia solar.
Quais os próximos passos dessas empresas líderes?
Além disso, muitas empresas já observaram os benefícios dessa jornada e estão buscando influenciar e transformar suas cadeias de suprimentos. Dessa forma, milhares de empresas fornecedoras estão efetivando a transição para 100% renovável.
É uma nova contribuir com o meio ambiente, engajar com clientes e fornecedores, e ainda, reduzir os custos. Tudo ao mesmo tempo!
Por onde as pequenas e médias empresas brasileiras podem começar?
Enquanto, muitas dessas empresas globais fizeram investimentos significativos na construção de usinas solares fotovoltaicas próprias, muitas outras seguiram pelo caminho de compartilhamento de fazendas solares. Em suma, existem muitas lições para aprender com as maiores empresas globais, assim como, muitos desafios para adaptação ao contexto brasileiro atual.
Caso queira entender como o modelo de compartilhamento de fazendas solares pode trazer economias para você, clique aqui e receba uma oferta sob medida para sua necessidade.