Ícone do site Sunwise

Empréstimo na conta de luz: alternativa interessante em tempos difíceis

conta de luz

Você já ouviu falar do empréstimo direto na conta de luz? Pois é, essa é uma modalidade de crédito que está acessível até mesmo para quem tem score baixo. Muitas pessoas ainda não sabem dessa modalidade que pode ajudar na hora do aperto. Veja como funciona!

O que está por trás do empréstimo na conta de luz?

Primeiramente, o empréstimo na conta de luz é uma modalidade conhecida como empréstimo pessoal alternativo. Apesar de disponível desde 2019, poucas pessoas conhecem.

Essa modalidade pode ser interessante, para pessoas que buscaram outras modalidades de crédito e não conseguiram aprovação. Aliás, os consumidores negativados representam cerca de 50% da população do país.

Por um lado, acredita-se que dificilmente as pessoas deixarão de pagar a conta de luz. Então, como o débito é repassado direto na conta de luz o risco de as instituições sofrerem com inadimplência são menores. Assim, as parcelas do empréstimo com juros são acrescidas ao valor que você paga pelo consumo de eletricidade.

Vale a pena tomar o empréstimo na conta de luz?

A decisão deve passar por algumas ponderações:

  1. Disponibilidade (Positivo): Mesmo pessoas com score de crédito baixo, conseguem aprovação, sem a necessidade de oferecer imóvel ou carro como garantia
  2. Confiabilidade (Positivo): O empréstimo na conta de luz é confiável e seguro. De qualquer forma, é aconselhável procurar instituições sérias que oferecem essa modalidade no mercado e tomar cuidado com práticas suspeitas/fraudes, por exemplo, o típico indício de fraude de solicitar dinheiro adiantado para liberação do empréstimo.
  3. Rapidez (Positivo): Análise de crédito e aprovação rápida. Nesse sentido, o cliente poderá receber o dinheiro emprestado na conta bancária em até 24 horas.
  4. Valor (Negativo): A parcela máxima do empréstimo é, normalmente, limitada a 2x o valor médio da conta de energia elétrica. Isso ajuda a minimizar a possibilidade de inadimplência. Geralmente, a quantia oferecida parte de R$ 500 e pode chegar até R$ 2500. Além disso, o  prazo para pagamento é de 3 a 18 meses.
  5. Custo (Positivo): Pesquise e busque pelas instituições com taxas de juros e CET menores e prazos longos. Certamente, é uma alternativa interessante para fugir dos altos juros do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito. Mas, com a subida do juros brasileiros, o empréstimo também ficou mais caro e seu uso requer atenção redobrada.

 

Perguntas mais frequentes sobre o empréstimo na conta de luz?

  1. Quem pode pedir empréstimo na conta de energia?

    Qualquer pessoa que tenha mais de 21 anos, seja o titular da conta de luz, estar com todas as contas de luz em dia e tenha uma conta bancária disponível para depósito.

  2. Como funciona o empréstimo na conta de luz?

    Primeiramente, você confirma se a companhia de luz da sua região disponibiliza essa modalidade. Em seguida, você procura uma instituição financeira que ofereça esse convênio. E finalmente, o valor a ser pago nas parcelas é embutido na sua conta de consumo.

  3. Quais os documentos necessários?

    Cada financeira tem um processo diferente. Porém, de maneira geral, elas solicitam: RG; CPF; Comprovante de residência atualizado; extratos bancários ou declaração de Imposto de Renda; carteira de trabalho.

  4. Pode ter mais de um empréstimo com débito na conta de luz?

    Não é possível ter dois (ou mais) empréstimos na conta de luz. Antes de fazer outro pedido, é necessário quitar as parcelas que ainda restam do contrato atual.

  5. O que acontece se eu não pagar o empréstimo na conta de luz?

    Mesmo que a titularidade da conta de energia da sua residência seja trocada, o débito referente ao empréstimo continua válido com a instituição. Se o pagamento não for realizado, a empresa pode sujar seu nome, aplicar juros e multa por atraso e fazer cobranças por diversos meios (telefone e carta, por exemplo).

  6. Quais empresas de energia já trabalham com o empréstimo na conta de luz?

    Atualmente o empréstimo na conta de luz ainda não está disponível em todos os estados brasileiros. No entanto, se você mora em São Paulo, Santa Catarina, no Rio de Janeiro, no Ceará, em Goiás ou no Rio Grande do Sul, essa opção já se encontra disponível. Empresas como: Enel, CPFL, Light, dentre outras já trabalham com a modalidade de crédito. Certamente, outros estados podem, em breve, disponibilizar essa modalidade de empréstimo e não somente em conta de luz, como também nas faturas de telefone e de água. Fique de olho!

  7. Quais instituições financeiras oferecem a modalidade de empréstimo?

    Algumas das empresas que oferecem empréstimo em conta de luz mais conhecidas são Piki, Consiga Cred, PlanCredi e MetaSimples.  Atente-se às Taxas de Juros e o Custo Efetivo Total.

SUNWISE – Energia Solar por Assinatura

Sair da versão mobile