Ícone do site Sunwise

Vantagens e desvantagens da energia solar

A energia solar distribuída está revolucionando o setor elétrico de todo o mundo. De fato, investimentos globais na transição energética não param de crescer. E alcançaram a incrível marca de $ 501,3 bilhões de dólares. Enfim, trata-se de um movimento amplo de transformação. Incluindo usinas solares, baterias, carros elétricos, dentre muitas outras novidades tecnológicas, que mudaram nossas vidas nos próximos 10 anos.

 

A energia solar vale a pena?

Energia solar residencial. Telhados com face norte são mais eficientes e rentáveis

Afinal o que está por trás dessa expansão da energia solar distribuída. Por que investidores, empresas e famílias adotam a tecnologia fotovoltaica?

De fato, a geração solar distribuída já beneficia mais de 493 mil consumidores distribuídos em mais de 5.210 municípios no Brasil. As mais de 395 mil instalações fotovoltaicos possuem um capacidade instalada de 4,7GW. Esses números crescem de forma exponencial desde seu marco inicial em 2012.

Por outro lado, a pergunta é válida, uma vez que menos de 1% dos consumidores brasileiros usufruem a energia solar. Vamos explorar as vantagens e desvantagens para entender o aparente paradoxo.

 

Quais são as principais vantagens da energia solar?

  1. Energia solar é uma fonte de energia renovável, abundante e gratuita em todo o território brasileiro. Além disso, a radiação solar que recebemos todos os anos é capaz de gerar mais energia do que poderíamos consumir
  2. Enfim, todos podem exercer sua responsabilidade social e reduzir suas emissões de gases de efeito estufa com a energia solar. O processo fotoquímico que transforma a luz do sol em eletricidade não polui, não gera ruídos e não incomada ninguém.
  3. A eficiência da energia solar permite reduzir a conta de luz e economizar dinheiro. Afinal a opção de gerar sua própria energia elétrica proporciona economias para empresas e famílias. Assim, quanto maior a tarifa que você paga, maior a economia!
  4. O processo de aquisição e instalação é rápido e difundido no país. Os kits de energia solar estão amplamente disponíveis e uma instalação residencial leva um prazo médio de 2 a 3 dias. Além disso, o sistema apresenta vida útil de 25 anos e baixo custo de seguro e manutenção (lavagem dos módulos a cada 6 meses, inspeção de manutenção a cada 12 meses e troca de inversores a cada 10 anos).
  5. Além disso, uma ampla adoção da geração solar distribuída, próxima ao ponto de consumo, melhora a resiliência e confiabilidade da rede elétrica. Certamente, o sistema ganha em eficiência e economiza, postergando investimentos na infraestrutura de transmissão e distribuição de energia elétrica.

 

E quais são as desvantagens da energia solar que dificultam sua maior adesão?

  1. Elevado investimento, falta de opções de financiamento e riscos escondidos são barreiras à energia solar

    O alto valor do investimento é a principal barreira. Definitivamente, os preços dos equipamentos fotovoltaicos caíram vertiginosamente na última década. No entanto, ainda hoje, uma residência típica brasileira precisa desembolsar entre R$ 25 e 30 mil para uma capacidade de 6kWp no seu telhado.

  2. A geração intermitente de energia é sempre um elemento de dúvidas. Afinal os módulos fotovoltaicos precisam da luz do sol para converter energia solar em elétrica. Nuvens e chuvas influenciam a quantidade de energia gerada pelo sistema fotovoltaico. Sistemas conectados à rede usam a rede elétrica como baterias durante o período noturno, no qual o sistema não produz eletricidade. Em poucos anos, teremos soluções de baterias residenciais e uma nova revolução no setor elétrico.
  3. Finalmente, a mudança estética do imóvel é uma reclamação frequente de arquitetos e proprietários. Muitas vezes conciliar a quantidade de placas (consumo de energia do imóvel), a eficiência da instalação (direcionamento para face norte) e a estética arquitetônica (mudança da fachada) não é fácil. Um argumento que pode minimizar esse ponto é a possível valorização de cerca de 5% do imóvel.

A energia solar por assinatura pode ser a resposta!

Projetos de energia solar compartilhada em operação no estado de MG

A energia solar por assinatura elimina todas as desvantagens e permite que todos possam se beneficiar da energia solar.

Fazendas solares compartilhadas permitem que famílias e empresas reduzam sua conta de luz, sem investimento, sem risco operacional, sem interferência nos imóveis e sem multas contratuais.

 

 

Caso deseje conhecer um pouco mais, solicite uma oferta sob medida da SUNWISE para você.

Caso prefira, envie uma foto de sua conta de luz para nosso whatsapp 31 9883-1126 ou 35 9715-4744.

Tiramos todas as suas dúvidas para que você também possa se usufruir das nossas fazendas solares

Enfim, aproveite as novas fazendas solares já em operação e garanta suas economias. Centenas de pessoas e empresas já estão economizando e contribuindo com o meio ambiente.

Veja como é simples, rápido e fácil fazer a coisa certa!

 

Sair da versão mobile