Ícone do site Sunwise

Tudo que você queria saber sobre energia renovável

Fontes Renováveis

Environmentally friendly installation of photovoltaic power plant and wind turbine farm situated in beautiful fresh mountain scenery with nice warm late afternoon light. 3d rendering.

A sociedade moderna tem a energia como um de seus pilares de sustentação. Afinal, a energia é onipresente e tem papel fundamental para o dinamismo de nossos estilos de vidas. Desde o momento, quando o homem descobriu o fogo, convertendo a energia química da madeira em energia térmica, a humanidade não parou mais de usar as mais diferentes fontes de energia. Enfim, vale a pena entender um pouco mais sobre a energia que utilizamos todos os dias, como pagar menos por ela e como contribuir para o meio ambiente!

 

De onde vem a energia que utilizamos?

A energia pode ser obtida a partir da transformação de variados recursos, que podem ter origens diversas. 

Nesse sentido, a primeira divisão é se as fontes são finitas ou esgotáveis (não renováveis) ou se as fontes são inesgotáveis (renováveis).

Além disso, outro aspecto interessante é que afontes renováveis de energia são consideradas limpas, pois emitem menos gases de efeito estufa (GEE) que as fontes fósseis (não renováveis) e, por isso, estão conseguindo uma boa inserção no mercado brasileiro e mundial.

Primeiramente, alguns exemplos de fontes renováveis:

  • hídrica (energia da água dos rios),
  • solar (energia do sol),
  • eólica (energia do vento),
  • biomassa (energia de matéria orgânica),
  • geotérmica (energia do interior da Terra) e
  • oceânica (energia das marés e das ondas).

Entre os principais benefícios do uso das energias renováveis estão:

  • redução dos impactos ambientais,
  • desenvolvimento sustentável e socioeconômico,
  • concepção de mais empregos,
  • autonomia energética para os países, pouca (ou zero) manutenção e
  • a economia a longo prazo.

Em seguida, alguns exemplos de fontes não renováveis:

  • petróleo,
  • carvão mineral,
  • gás natural e
  • nuclear.

Os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) afetam diretamente o meio ambiente. Assim, devido à queima dos materiais, há altas quantidades de gases do efeito estufa, que promovem as mudanças climáticas.

 

Algumas curiosidades sobre a principal fonte de energia renovável: Hídrica

  • Energia Hídrica é a principal fonte de eletricidade no Brasil (60%) e vem do aproveitamento da água dos rios. Nas usinas hidrelétricas, as águas movem turbinas que transformam a energia potencial (da água) em energia mecânica e, por fim, em elétrica. Para diminuir a variação na produção de energia ao longo do ano, algumas usinas são construídas com reservatórios. (usinas que não fazem essa acumulação da água são usinas a fio d’água, como Belo Monte).Usina de Itaipu, localizada em Foz do Iguaçu/PR, é a maior hidrelétrica do Brasil e a que mais gera energia elétrica no mundo.

Curiosidades sobre as fontes de energia renovável que mais crescem: Solar e Eólica

  • Energia Solar é uma fonte inesgotável que pode ser aproveitada na forma de calor (uso de painéis coletores térmicos) ou na forma de luz (nos painéis fotovoltaicos). Os painéis solares podem ser instalados sobre os telhados de casas, shoppings e estacionamentos. Além disso, atualmente fazendas solares compartilhadas vem democratizando o acesso das famílias à energia solar. Afinal, a energia solar por assinatura elimina o obstáculo do elevado custo das placas solares. Apesar de parecer novidade, a tecnologia solar é antiga e nasceu na corrida do espaço. Afinal, todos os satélites que permitem que assistimos nossa TV funcionam com energia solar. O satélite Amazonia-1 é o primeiro satélite de observação da Terra desenvolvido totalmente no Brasil.

Réplica do satélite Amazonia-1 exposta na Praça Mauá, Rio de Janeiro (foto: VSM Gomes).

  • Energia Eólica provém  do aproveitamento do vento. Para transformar a energia dos ventos em energia elétrica usamos turbinas eólicas, que possuem imensas hélices do tamanho de uma asa de avião e são instaladas em torres de até 150 metros de altura. No sul e no nordeste do Brasil, os ventos são abundantes e permitem a instalação de vários “parques eólicos”. Mas deve-se tomar cuidado ao instalar parques eólicos em locais que ofereçam muito risco às aves.

Curiosidades sobre as demais fontes de energia renovável

  • Biomassa: a lenha, bagaço de cana-de-açúcar, cavaco de madeira, resíduos agrícolas, algas, restos de alimentos e até excremento animal que, após sua decomposição, produzem gases que são usados para gerar energia. A biomassa também pode ser queimada diretamente, como no fogão a lenha, para aproveitamento do calor. Ou ainda pode aquecer água e produzir vapor em alta pressão, que é usado para acionar turbinas e geradores elétricos. No Brasil, a biomassa mais utilizada para geração de eletricidade em atualmente é oriunda da cana-de-açúcar, plantada e processada principalmente nas regiões Sudeste e Centro-oeste.
  • Energia Geotérmica é a energia obtida do calor presente no interior da Terra. Os gêiseres são exemplos de como o calor que é produzido continuamente nas camadas internas da Terra pode ser aproveitado. Esta fonte é utilizada geralmente em regiões com alta atividade vulcânica ou encontros de placas tectônicas. São exemplos os países: Islândia, Itália e Estados Unidos.
  • Energia Oceânica aproveita o movimento das águas. Essa energia pode vir das ondas, das marés e das correntes marinhas, transformando a energia mecânica dos oceanos em energia elétrica. O aproveitamento dessa fonte ainda está em desenvolvimento, havendo poucas usinas em operação no mundo.
  • Energia de Hidrogênio: Talvez uma das grandes apostas para o futuro, mas apesar de ser o elemento mais abundante do universo, a sua forma pura, gasosa, existe em pequena quantidade na atmosfera terrestre. O hidrogênio, para ser uma fonte de energia, precisa ser gerado, por isso, ele é considerado uma fonte secundária de energia e não é naturalmente reposto pela natureza. O hidrogênio verde, por exemplo, provém da quebra das moléculas de água usando eletricidade de fontes renováveis (solareólica). É uma grande aposta para ser um substituto do petróleo, através de carros elétricos com células combustíveis.

 

Curiosidades sobre as principais fontes de energia não renovável

  • Fontes Fósseis são: o carvão mineral, o gás natural e o petróleo e seus subprodutos. Estes recursos formam-se há milhões de anos, a partir do depósito de matéria orgânica (plantas e animais mortos) submetida a condições especiais de temperatura e pressão.
  • Dentre os maiores produtores atuais de petróleo gás natural estão Rússia, Arábia Saudita, Estados Unidos e Iraque.
  • No Brasil, o petróleo tem origem no litoral da região Sudeste. Por exemplo, o petróleo do “Pré-sal“, que também fica nessa região, encontra-se a grandes profundidades e abaixo de camadas de sal encontradas no subsolo marinho.
  • O Petróleo possui inúmeras aplicações, tais como: a gasolina que move seu automóvel, o plástico usado em sua escova, a garrafa PET, os adubos e defensivos agrícolas, o PVC dos canos e instalações, a tinta que pintou sua casa, o nylon das roupas, dentre muitos outros.
  • Ao queimarmos carvão mineralpetróleo ou gás natural produzimos alguns gases poluentes e gases do efeito estufa. Além disso, pode haver outros impactos ambientais ao longo da cadeia do petróleo, por exemplo, vazamentos de óleo na extração.
  • Energia Nuclear é proveniente de reações que ocorrem no núcleo de certos átomos chamados de radioativos. As usinas nucleares buscam o aproveitamento eficiente do calor gerado na fissão nuclear. Esta fonte é esgotável não renovável. É uma fonte de energia limpa, pois não produz gases de efeito estufa. As principais preocupações são: o armazenamento do rejeito (material que sobra da reação química) para evitar contaminação das pessoas e do ambiente, porque continua radioativo por longo tempo, além de possíveis acidentes de vazamento de radiação na usina. Nesse sentido, existem duas usinas nucleares brasileiras em operação (Angra I e Angra II) e uma em construção (Angra III), todas em Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro.

 

Qual é a importância de cada fonte no Brasil?

Primeiramente vamos ver a matriz energética brasileira, isto é, o conjunto de fontes de energia disponíveis para movimentar os carros, preparar a comida no fogão e gerar eletricidade. 

Nesse sentido, vale destacar a importante participação das fontes renováveis que totalizam 48,3%, quase metade da nossa matriz energética

Matriz Energética Brasileira 2020 (BEN, 2021)

 

Agora, vamos analisar a matriz elétrica que é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica. Nesse sentido, a matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica que usamos, por exemplo, para assistir televisão, ouvir músicas no rádio, acender a luz, ligar nossa geladeira, carregar nosso celular, entre tantas outras coisas.

De fato, como grande parte da energia elétrica gerada no Brasil vem de usinas hidrelétricas, a matriz elétrica brasileira é considerada renovável. Isto porque as fontes renováveis respondem por cerca de 83% do total.

Finalmente, para comparação a matriz elétrica global tem apenas 27% de fontes renováveis.

 

Matriz Elétrica Brasileira 2020 (BEN, 2021)

 

Qual a fonte de energia renovável mais eficiente?

Entre as opções de energias renováveis, as mais vantajosas no Brasil são a solar e a eólica. Isso porque o país possui um clima tropical composto por ventos fortes em determinados territórios e sol praticamente o ano inteiro.

Seus benefícios são muitos e vão desde desenvolvimento sustentável e socioeconômico à diminuição de gases poluentes na atmosfera.

Além disso, tanto em residências como em negócios podem utilizar as fontes renováveis distribuídas.

 

Energia solar é a fonte de eletricidade mais barata?

Hoje, a energia solar se tornou mais barata que os combustíveis fósseis. Em leilões de energia no mercado regulado, os valores têm se tornado cada vez mais acessíveis. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), a fonte solar se mantém cerca de 20 a 50% mais barata do que era previsto.

Por isso, o uso e expansão das fontes renováveis ​​de energia é imperativa para a sociedade atual. Essa é uma alternativa que beneficia o planeta, a economia e a inovação para um futuro melhor e com mais qualidade de vida.

Energia solar por assinatura pode ser um primeiro passo

Você sabia que mais de 711mil consumidores residenciais já aproveitam a energia solar para reduzir sua conta de luz. Similarmente, cerca de 130 mil estabelecimentos comerciais também optaram pela energia solar.

Caso você tenha interesse, mas não disponha de recursos para comprar as placas solares, conheça a energia solar por assinatura.

Afinal, trata-se de uma forma nova de gerar sua própria energia sem ter que investir. Além disso, você evita a dor de cabeça com obras no seu telhado.

A SUNWISE, por exemplo, dispõe de dezenas de fazendas solares que podem reduzir a conta de luz da sua residência, comércio ou pequena indústria. Já são centenas de famílias que economizam e contribuem com o meio ambiente todos os meses. E mais, a proteção contra bandeiras tarifárias e aumentos na conta de luz, garante descontos % ainda maiores, quando você mais precisa!

 

SUNWISE – Energia Solar por Assinatura

 

Sair da versão mobile