Ícone do site Sunwise

Que tal resolver o problema de armazenamento de energia solar com ar e água? 

Bateria solar com ar e água

Que tal resolver o problema de armazenamento de energia solar com ar e água? Uma empresa israelense avalia nova tecnologia para armazenar energia solar e poder usá-la a noite, com uso de ar e água. Afinal, um dos grades obstáculos para expandir o uso de energia renovável reside no armazenamento. Saiba mais sobre essa inovação importante para o combate às mudanças climáticas.

 

A solução que veio do meio do deserto

O KIBBUTZ YAHEL é uma pequena comunidade não muito longe do Mar Vermelho. De fato, trata-se de um deserto rochoso onde os painéis solares são abundantes. Mas de noite, a energia proveniente dos combustíveis fósseis predomina. Agora, seus residentes começaram a usar uma nova tecnologia que pode armazenar energia solar de forma barata e produzir energia até tarde da noite.

Durante o dia, o excesso de energia dos painéis solares aciona um sistema em que a água é usada para condensar o ar em tanques subterrâneos. Após o pôr do sol, o ar é liberado para alimentar uma turbina e gerar eletricidade. E o ciclo se repete pela manhã.

O sistema foi desenvolvido pela Augwind Energy, uma empresa negociada em Tel Aviv com valor de mercado de US $ 386 milhões.

O desafio da tecnologia de baterias

Uma série de técnicas está sendo explorada para armazenar energia, tais como:

  • sistemas hidrelétricos que usam a gravidade para gerar eletricidade após o expediente,
  • baterias de íon de lítio como as dos carros elétricos e
  • armazenamento de energia na forma química, como o hidrogênio.

Se por um lado, as baterias são tóxicas e seus ciclos são limitados. Por outro lado, o hidrogênio ainda é um estágio inicial e muito caro.

Nesse sentido a ‘AirBattery’ de Augwind é cerca de 80% eficiente no armazenamento de energia, um pouco menos do que as baterias. Mas, ao contrário das baterias, não se degrada com o tempo.

E o preço da bateria de ar?

De fato, o esforço em pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de baterias reduziu drasticamente os custos.

Nesse sentido, as baterias de íon de lítio gira na faixa de US$ 200 e 250 por quilowatt-hora.

A expectativa da Augwind é que sua bateria de ar seja competitiva em custos e possa alcançar o mercado nessa mesma faixa de preços.

A solução de bateria expandirá o mercado de Geração Solar Distribuída

A redução dos preços das baterias devem expandir o mercado de geração solar distribuída em todo o planeta. Afinal, todos os consumidores-produtores de sua energia poderão ampliar sua autonomia no tema de energia.

Enfim, novas aplicações e usos devem despontar. Novos modelos de negócios, como por exemplo, a energia solar por assinatura poderão incorporar a oferta de baterias e tornarem-se ainda mais interessantes.

 

SUNWISE – Energia Solar por Assinatura

Sair da versão mobile