Ícone do site Sunwise

Novo material pode captar energia solar 24 horas por dia

A energia solar não para de crescer. Enquanto o número de instalações e assinantes de energia solar aumenta de forma exponencial, avançam, também, os céticos que questionam a intermitência da fonte solar. Afinal, a energia solar só é produzida durante o dia, não é? Pois é, cientistas descobriram recentemente um novo material que muda radicalmente tudo. Afinal, esse novo material é capaz de absorver energia solar durante o dia, emitir para o espaço para obter o resfriamento a noite, e assim, gerar energia solar 24 horas por dia.

Painéis solares ao anoitecer – Imagem: Xinhua/Zhang Du

Novo material pode gerar energia solar 24 horas por dia

A nova película de dióxido de vanádio (VO2) foi desenvolvida pela Universidade de Ciência e Tecnologia da China.

A característica inovadora do material é sua mudança de temperatura ao longo de um ciclo dia-noite de 24 horas sem custos de energia extra.

A película VO2 conta com propriedades de autoadaptalidade e está em fase metálica. Ela pode ser aquecida a 170 graus Celsius acima da temperatura ambiente sob a luz do sol. Já no escuro, a película capaz de gerar energia solar 24 horas por dia se transforma em um isolante. Podendo, assim, ser resfriado 20 graus Celsius abaixo da temperatura ambiente.

O material capaz de gerar energia solar 24 horas por dia possui diversas áreas de aplicação. Por exemplo: conservação de energia em edifícios, refrigeração de termelétricas, sistemas fotovoltaicos e fornecimento de energia no espaço sideral, de acordo com os cientistas.

Até então, como sempre ainda resta o desafio do elevado custo do material. Entretanto, materiais substitutos de menor eficiência já se aproximam da produção em massa.

Mercado de energia solar avança e cria diariamente novas tecnologias

Um grupo de cientistas da Universidade de New South Wales, em Sydney, na Austrália, desenvolveram uma tecnologia que pode gerar energia solar durante a noite. O equipamento gera eletricidade por meio da energia solar noturna, tecnologia recentemente descoberta. Isso pode ser gerado por meio do calor irradiado com luz infravermelha, da mesma forma que a Terra esfria ao irradiar para o espaço durante a noite.

O estudo foi liderado por uma equipe de cientistas da Escola de Engenharia de Energia Fotovoltaica e Renovável da instituição.

Para conseguir tal feito, a equipe utilizou um dispositivo semicondutor, o diodo termorradiativo utilizado nos óculos de visão noturna. Embora a energia solar útil gerada pela tecnologia seja pequena, os cientistas afirmam que a tecnologia pode ser aprimorada futuramente.

Enquanto isso, que tal economizar na conta de luz com energia solar por assinatura?

Você sabia que mais de 750mil consumidores residenciais já aproveitam a energia solar para reduzir sua conta de luz. Similarmente, cerca de 150 mil estabelecimentos comerciais também optaram pela energia solar.

Caso você tenha interesse, mas não disponha de recursos para comprar as placas solares, conheça a energia solar por assinatura.

Afinal, trata-se de uma forma nova de gerar sua própria energia sem ter que investir. Além disso, você evita a dor de cabeça com obras no seu telhado.

A SUNWISE, por exemplo, dispõe de dezenas de fazendas solares que podem reduzir a conta de luz da sua residência, comércio ou pequena indústria. Já são centenas de famílias que economizam e contribuem com o meio ambiente todos os meses. E mais, a proteção contra bandeiras tarifárias e aumentos na conta de luz, garante descontos % ainda maiores, quando você mais precisa!

Caso queira ver o estudo completo, clique aqui!

 

SUNWISE – Energia Solar por Assinatura

Sair da versão mobile