Ícone do site Sunwise

Ouviu falar das novas naves espaciais com energia solar?

 A conquista do espaço fascina as pessoas desde tempos remotos. A corrida pelo espaço atrai as mentes dos grandes cientistas. Surgem as naves espaciais movidas à energia solar. Nesse sentido, o resultado até o momento é promissor. Afinal, a idéia é conseguir alcançar locais mais distantes. Navegar é preciso, viver não é preciso, já dizia o poeta.

As velas solares difrativas podem permitir missões em lugares de difícil acesso – Novas naves espaciais com energia solar (NASA)

O desafio da conquista do espaço

Se viagens mundanas já exigem algum planejamento. Se o avanço dos carros elétricos é restrito ainda devido a sua autonomia e sua rede de recarga ainda insuficiente. O que podemos imaginar sobre o tema de combustíveis em uma viagem espacial.

Certamente, o combustível para as naves é uma das preocupações da NASA. Mas, para uma expedição ao redor do sol, por que não aproveitar os raios da própria estrela para gerar energia?

Essa é a ideia adotada pela companhia espacial para missões em lugares de difícil acesso. O projeto, apelidado de Diffractive Solar Sailing, venceu a Fase III do programa Innovative Advanced Concepts (NIAC). Esse programa visa apoiar tecnologias revolucionárias.

Orçamento de US$ 2 milhões para as naves espaciais com energia solar

A NASA planeja enviar naves com esse recurso para explorar os polos solares. E nesse sentido, a missão recebeu um orçamento de US$ 2 milhões.

Veja a quantidade de especializações combinadas e aperfeiçoadas para atingir o objetivo das novas naves espaciais com energia solar:

  1. óptica,
  2. aeroespacial,
  3. navegação solar tradicional
  4. metamateriais

Placas solares como velas de barcos

Entenda a vela solar da nova nave espacial da NASA

Da mesma forma que os barcos utilizam o vento para cruzar o oceano, as “velas solares” são guiadas pela pressão da luz do sol. Assim, impulsiona-se o veículo através do espaço. Os recursos aproveitam pequenas grades para aproveitar a difração, o que faz com que a luz se espalhe quando passa por uma abertura.

O sistema já chegou a ser testado em alguns países. Em 2010, a sonda japonesa Ikaros foi para o espaço com essa premissa. Um tempo depois, a agência espacial norte-americana utilizou uma vela solar enquanto orbitava a Terra.

As órbitas que passam pelos polos norte e sul do sol são difíceis de alcançar usando a propulsão convencional de naves espaciais.

Velas de luz difrativas leves, impulsionadas pela pressão constante da luz solar, pode ser a solução. Afinal, elas poderiam colocar uma constelação de sondas espaciais científicas em órbita ao redor das pontas da estrela.

Enquanto isso, aqui na Terra…

Você sabia que mais de 750mil consumidores residenciais já aproveitam a energia solar para reduzir sua conta de luz. Similarmente, cerca de 150 mil estabelecimentos comerciais também optaram pela energia solar.

Caso você tenha interesse, mas não disponha de recursos para comprar as placas solares, conheça a energia solar por assinatura.

Afinal, trata-se de uma forma nova de gerar sua própria energia sem ter que investir. Além disso, você evita a dor de cabeça com obras no seu telhado.

A SUNWISE, por exemplo, dispõe de dezenas de fazendas solares que podem reduzir a conta de luz da sua residência, comércio ou pequena indústria. Já são centenas de famílias que economizam e contribuem com o meio ambiente todos os meses. E mais, a proteção contra bandeiras tarifárias e aumentos na conta de luz, garante descontos % ainda maiores, quando você mais precisa!

Caso queira ver o estudo completo, clique aqui!

 

SUNWISE – Energia Solar por Assinatura

Sair da versão mobile