Ícone do site Sunwise

Lição do Apple, Walmart, Amazon e Google para o empreendedor brasileiro

Quando as maiores empresas do mundo, dos mais diversos setores, estabelecem novas práticas de negócios, o empreendedor atento pode aprender algo valioso. Afinal, o que motiva empresas de tecnologia, varejo, infra-estrutura e produção industrial a seguirem um novo caminho. Esse alerta ganha relevância quando esse novo posicionamento das multinacionais vem acompanhando não só de compromissos, mas de investimentos. E os investimentos em energia solar nas maiores empresas não pararam de crescer ao longo da última década.

Energia solar = Economia + Sustentabilidade

Energia solar conseguiu resolver um antigo dilema das grandes empresas. Há muitos anos, o tema de sustentabilidade ocupa a pauta dos presidentes e diretores mundo afora. De fato, eles apontam a preocupação com o meio ambiente como um ponto crítico de atenção. Adicionalmente, uma maior conscientização dos consumidores no tema é fator de risco para a continuidade dos negócios.

No entanto, decisões de investimentos em projetos sustentáveis sempre eram postergadas. Afinal, a incerteza sobre o retorno dos investimentos em projetos sustentáveis e a competição com projetos vinculados à expansão de vendas sempre bloquearam o avanço.

Nesse sentido, a redução dos custos da energia solar destravou a agenda de sustentabilidade corporativa – queda de 30% nos últimos 5 anos. Agora, as empresas podem investir em projetos que permitem a redução dos custos operacionais e contribuem com a imagem corporativa da empresa. As economias são proporcionais ao consumo crescente e os volumosos investimentos.

A expansão da energia solar na última década, segundo levantamento da Associação da Indústria de Energia Solar, SEIA, impressiona. Afinal, a capacidade instalada pelos projetos de energia solar das grandes empresas norte-americanas produzem 12,7 milhões MWh de eletricidade por ano. Esse volume de energia é suficiente para abastecer 1,6 milhões de residências. Além disso, essa energia limpa reduz 8,9 milhões de toneladas de CO2, equivalente a retirar 1,9 milhões de automóveis das ruas.

 

O compromisso em continuar avançando na agenda de energia solar

As empresas mais admiradas e influenciadoras do mundo já assumiram o compromisso de consumir apenas energia renovável. Isto é, 100% de energia limpa como insumo para suas operações! São mais de 200 grandes empresas, entre elas: Google, Apple, IKEA, Coca-Cola, J&J, LEGO, Mastercard, Nestlé, Nike, Sony, Starbucks, Walmart, dentre muitas outras, que já avançaram nessa jornada.

Instalações da Apple na Califórnia rodam à energia solar

Google, Apple e Facebook já atingiram a marca de 100% de energia renovável, com destaque para o uso de grandes fazendas solares dedicadas para suprir o grande consumo de seus datacenters.

As economias que vem com o uso de energia solar, deixam a decisão de negócios muito simples. Sua empresa consegue ganhos de economia e de imagem/reputação ao mesmo tempo!

 

 

Além disso, muitas empresas já observaram os benefícios dessa jornada e estão buscando influenciar e transformar suas cadeias de suprimentos. Dessa forma, milhares de empresas fornecedoras estão efetivando a transição para 100% renovável.

 

É uma nova contribuir com o meio ambiente, engajar com clientes e fornecedores, e ainda, reduzir os custos. Tudo ao mesmo tempo!

 

 

 

 

A terceira onda de crescimento está vindo de fazendas solares

A primeira onda de investimentos em energia solar veio fundamentalmente dos grandes varejistas. Nesse sentido, essas empresas dotadas de forte cultura de redução de custos, foram pioneiras e dominaram as primeiras instalações nos próprios telhados das lojas. De fato, foram milhares de instalações de médio e pequeno porte espalhadas por diversas geografias favoráveis em todo o país.

A segunda onda de investimento buscou economias de escala. As maiores empresas de tecnologia efetuaram grandes investimentos em grandes usinas fotovoltaicas dedicadas e exclusivas. De fato, esse movimento elevou o porte médio das instalações de energia solar por um fator de 8x.

Finalmente, a terceira onda de adesão à energia solar une novos modelos de contratação e compartilhamento de fazendas solares. Cerca de 45% das novas adesões já fundamentam-se em alternativas que não exigem desembolso ou investimento inicial. As fazendas solares compartilhadas possibilitam agora que as pequenas e médias empresas também adotem a energia solar.

Enfim, a tendência aponta para cerca de 60% da energia solar (off-site) venha de fazendas solares para atender a crescente demanda de eletricidade das empresas norte-americanas.

 

Veja o ranking das maiores empresas que mais investiram em energia solar

As maiores empresas norte-americanas investiram bilhões de dólares na energia solar ao longo da última década. Nesse sentido, Apple e Amazon tomaram a liderança do ranking das empresas com maior capacidade de energia solar instalada a partir de 2017.

  1. Apple: 398,3 MW
  2. Amazon: 369,0 MW
  3. Walmart: 331,0 MW
  4. Target: 284,8 MW
  5. Google: 245,3 MW
  6. Kaiser: 181,8 MW
  7. Switch: 179,0 MW
  8. Prologis: 133,7 MW
  9. Facebook: 119,5 MW
  10. Solvay: 81,4 MW

Qual a motivação das grandes empresas para adesão à energia solar?

Primeiramente, os motivos que levaram essas grandes empresas a adotar fundamentalmente a energia solar como principal fonte de energia são:

  1. alinhamento com expectativa dos clientes;
  2. gerenciamento de riscos de longo prazo;
  3. redução de custos;
  4. atendimento às solicitações dos acionistas

Segundo, você empresário brasileiro pode perfeitamente estar buscando, nesse momento, soluções para atingir essas 4 motivações. Claramente, esses motivadores contribuem com resultados positivos no curto prazo (redução de custos) e tornam as empresas mais resilientes para o contexto competitivo de médio e longo prazo.

Terceiro, é muito interessante que essas lições não são apenas para as grandes empresas “tubarões”. As pequenas e médias empresas brasileiras que estão retomando lentamente suas atividades nesse momento também podem se beneficiar das economias geradas pela energia solar.

Por onde as pequenas e médias empresas brasileiras podem começar?

Enquanto, muitas dessas empresas globais fizeram investimentos significativos na construção de usinas solares fotovoltaicas próprias, muitas outras seguiram pelo caminho de compartilhamento de fazendas solares. Em suma, existem muitas lições para aprender com as maiores empresas globais, assim como, muitos desafios para adaptação ao contexto brasileiro atual.

Projetos de energia solar compartilhada em operação no estado de MG

Enfim, agora que você aprendeu uma nova forma de evitar desperdícios com a conta de luz da Cemig, você pode avaliar essa nova forma disponível para todas as pessoas e as empresas:  o compartilhamento de fazendas solares.

Nesse sentido, caso deseje conhecer um pouco mais para saber, quando você pode economizar, sem fazer investimentos, sem prazos/multas contratuais e ainda ajudar o meio ambiente, clique aqui, e receba uma oferta sob medida da SUNWISE para você.

Caso prefira, envie uma foto de sua conta de luz para nosso whatsapp 31 9883-1126 ou 35 9715-4744. Tiramos todas as suas dúvidas para que você também possa se usufruir das nossas fazendas solares

Enfim, aproveite as novas fazendas solares já em operação e garanta suas economias. Centenas de pessoas e empresas já estão economizando e contribuindo com o meio ambiente. Veja como é simples, rápido e fácil fazer a coisa certa!

 

Sair da versão mobile