Ícone do site Sunwise

Veja como o DDA pode facilitar e melhorar seus pagamentos

Você já ouviu falar do DDA? O Débito Direto Autorizado, ou DDA, é uma inovação que permite aos clientes de bancos acessar de forma eletrônica suas contas a pagar, facilitando o seu acompanhamento, de forma segura, e ainda contribuindo com o meio ambiente.

Afinal, são tantas contas para pagar, que é fácil o correntista deixar alguma conta de lado. Seja porque esqueceu de emitir o boleto ou porque simplesmente esqueceu a data de pagamento.

Por esse motivo, a Febraban, Federação Brasileira de Bancos, criou em outubro de 2009, um sistema que permite visualizar todos os boletos que são emitidos no CPF ou CNPJ do correntista dentro do seu sistema bancário. Trata-se do DDA, ou Débito Direto Autorizado. Veja mais!

 

O que é um boleto de cobrança?

O boleto de cobrança é um documento disponibilizado pelo prestador de serviço, isto é, o cedente (quem cobra). Esse documento é postado para o pagador, o sacado. Muitas vezes esse documento chega em papel impresso e sempre é identificado pela expressão “Ficha de Compensação”.

 

Como reduzir o desperdício de papel impresso?

Atualmente milhares de boletos de cobrança e fichas de compensação são impressos e enviados para os clientes. Nesse sentido, os clientes pagam essas contas em quaisquer bancos até a data do vencimento. Dentre os muitos exemplos temos: boletos de cobrança do condomínio, do clube, da escola, entre outros.

A SUNWISE desde sua concepção preza pelo meio ambiente e colabora com você nessa jornada. Afinal, você recebe as mensalidades de sua fazenda solar por boleto eletrônico na comodidade da sua casa para acompanhar as economias na sua conta de luz todos os meses.

Você sabia que a migração dos 2 bilhões de boletos impressos para boletos eletrônicos permitiria:

 

Como aumentar a comodidade nos pagamentos?

O DDA vai ajudá-lo muito para acompanhar os boletos recebidos e programar os pagamentos. Com o DDA você terá:

  1. Certeza do recebimento dos boletos
  2. Conveniência para visualizar e pagar seus boletos nos canais eletrônicos do seu banco (app, site, telefone, caixa eletrônico)
  3. Controle maior das contas a pagar

Vale lembrar que sua conta não será debitada automaticamente. A opção de pagamento do boleto continua sua. Nesse sentido, o DDA apresenta eletronicamente seus boletos de cobrança e você decide quando e como fazer o pagamento.

Por mais que o sistema identifique os boletos, o pagamento só é efetuado se você autorizar. Ou seja, o DDA apenas mostra os boletos que estão no seu CPF ou CNPJ. De fato, em apenas um clique, o cliente pode optar por pagar, agendar ou recusar a cobrança. Assim, quem autoriza o pagamento é você, seja por aplicativo, internet banking ou caixa eletrônico.

O DDA é um serviço totalmente gratuito. Além disso, nenhum banco está autorizado a fazer uma cobrança adicional para liberar este benefício.

A SUNWISE incentiva seus clientes a aderirem ao DDA, pois busca sempre a comodidade, a consciência ambiental e transparência nos resultados na prestação dos seus serviços.

 

Como habilitar o DDA?

Para habilitar o DDA no seu banco é bastante simples: basta conversar com o seu gerente, ou simplesmente autorizar seu envio por meio do caixa eletrônico, aplicativo ou internet banking.

Após a autorização do DDA, você passa a ser notificado pelo banco (seja via caixa eletrônico, internet banking ou aplicativo do banco) de todos os boletos que estão no seu CPF ou CNPJ.

Ou seja, você não precisa mais ficar caçando os códigos de barra dos boletos de conta de água, conta de luz, cartão de crédito, carnês, aluguel, ou os famosos boletos de cobrança. Pelo DDA, o banco automaticamente puxa as contas emitidas no seu documento e deixa avisado da cobrança.

Trata-se de um modo seguro de visualizar os seus boletos. Já que o DDA permite a visualização eletrônica dos dados do emissor do boleto bancário, impedindo a falsificação.

 

Enfim, vale a pena experimentar as muitas vantagens do DDA

 

Ficou com alguma dúvida, entre em contato com seu gerente de relacionamento do seu banco ou fale conosco pelo whatsapp: 35 9715-4744.

Fonte: Febraban

Sair da versão mobile