Ícone do site Sunwise

Geração solar distribuída não para de crescer

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou que o Brasil já possui cerca de 256 mil usinas em operação espalhadas em comércios, residências e pequenas empresas. A marca de 3,2 GW de capacidade instalada foi ultrapassada. A geração solar é o destaque e não para de crescer desde 2012.

Hoje as usinas solares fotovoltaicas concentram 99,8% do número de usinas em operação. Enquanto as usinas solares somam 3GW, as 106 centrais geradoras hidrelétricas somam 0,1GW, as 242 térmicas 0,07GW, e as 64 torres eólicas somam 0,01GW.

Apesar do forte crescimento observado desde 2012, a geração solar está dando seus passos iniciais em uma longa e promissora jornada. A energia solar atende apenas 0,4% das unidades consumidoras brasileiras, que totalizam mais de 84 milhões de clientes potenciais.

Enquanto, em número de sistemas instalados, os consumidores residenciais representam 72,4% do total. Por outro lado, em potencia instalada, os consumidores de setores de comércio e serviço lideram o uso de energia solar fotovoltaica, com quase 40% da potencia instalada no país. Os consumidores residenciais, com quase 39%, seguem de perto nessa corrida.

Além disso, a contribuição para o crescimento do país é outro fator importante para incentivarmos cada vez mais as fontes renováveis na matriz elétrica brasileira. Estima-se que o setor solar fotovoltaico investiu no país mais de R$ 15,2 bilhões e gerou mais de 165 mil empregos desde 2012.

A SUNWISE colabora com esse crescimento da geração solar distribuída e oferece soluções de geração solar compartilhada através de fazendas solares. Caso deseje saber mais sobre o assunto e receber uma oferta sob medida para conseguir economias, sem investimentos, sem riscos operacionais e sem multas ou prazos contratuais, entre em contato conosco. Geração solar distribuída não para de crescer e isso é muito importante para o país e para todos nós.

 

 

Sair da versão mobile