Ícone do site Sunwise

Energia solar em condomínio é alternativa para reduzir despesas

Várias ações para reduzir o consumo de energia elétrica podem ser tomadas pelo condomínio, como instalação de temporizadores, trocas da iluminação por LED e utilização de equipamentos mais eficientes, mas nenhuma delas tem o impacto tão significativo quanto o uso de energia a partir de uma fazenda solar. Com o avanço da tecnologia e custos cada vez mais acessíveis, agora é possível substituir a fonte de energia da sua casa para a solar. Saiba como é possível reduzir despesas com a energia solar em condomínio:

O que é fazenda solar – Energia solar em condomínio

Fazenda solar é uma tradução do termo em inglês “solar farms”, que foi adotado quando, no início dos anos de 1990, fazendeiros alemães passaram a cobrir a extensão de suas terras com painéis solares.

A energia produzida ali era, então, vendida para a rede concessionária, que a distribuía para a população. Assim, a modernização do termo se refere a usinas solares instaladas em regiões rurais, em terras próprias de uma empresa ou alugadas de proprietários rurais.

Nesse caso, os fazendeiros não vendem a eletricidade, que é produzida sob a responsabilidade da própria concessionária. E, dessa forma, a qualidade da energia é otimizada e padronizada pela especialista na tecnologia.

A Sunwise é uma Fazenda Solar para aluguel em operação em Minas Gerais, uma região que é considerada uma das melhores áreas com altos índices de irradiação do Brasil. A adesão é simples, rápida e não requer investimento inicial.

Como Funciona

Já na fazenda solar, a energia é toda injetada na rede elétrica antes de ser usada de alguma forma. A energia solar sai dos inversores com tensão de aproximadamente 380 Volts e, para a transmissão nas linhas, deve ultrapassar 13 mil Volts, podendo chegar a mais de 230 mil. Os transformadores aumentam essa tensão, tornando-a ideal para a distribuição.
Vantagens da fazenda solar no condomínio

Vantagens

Conta de luz mais barata – Energia solar em condomínios

O seu condomínio aluga lotes de placas fotovoltaicas na fazenda solar da Sunwise, e funciona da seguinte forma: a energia produzida pelo seu lote vai para a rede de distribuição e essa energia será compartilhada com o proprietário do lote.

Em troca, os clientes recebem descontos na fatura mensal da distribuidora de energia que pode chegar a 15%. Porém, a Aneel só permite ao consumidor utilizar esses créditos de energia dentro da mesma área de concessão, ou seja, no mesmo estado que seu lote se encontra. No caso da Sunwine, em Minas Gerais. Veja como funciona:

  1. Com um simples cadastro você aluga placas solares que estão instaladas na fazenda solar;
  2. As placas geram créditos de energia;
  3. A mini-usina onde você tem as suas placas instaladas injeta energia na rede pública.
  4. A quantidade de energia que a usina injeta é medida, e dividida entre os clientes da Sunwise, sendo proporcional à quantidade de placas alugadas.
  5. Você continua recebendo a fatura da distribuidora com a taxa mínima, e receberá também um boleto referente ao aluguel dos seus painéis solares.

Uso de energia renovável

A energia solar é o recurso de energia renovável mais limpo e abundante disponível para nós. É a energia que vem do sol e é coberta por energia elétrica ou térmica. Para capturar esse recurso de energia em grande escala, uma fazenda solar utiliza sistemas de captura ativa para criar uma estação central que é semelhante a uma usina tradicional.

Essa energia é considerada limpa, pois é uma técnica de neutralização de carbono, é praticamente inesgotável, acessível para os consumidores e apresenta uma boa relação custo/benefício. O objetivo do uso de energia solar é reduzir, se não eventualmente eliminar, nossa dependência de recursos de combustíveis fósseis. Podemos ficar sem óleo ou gás natural um dia.

Baixo impacto ambiental

As fazendas solares têm um impacto baixo porque não há gasto de recurso natural para a produção da energia solar, e não ocorre desmatamento para a sua instalação. Mesmo que, para a produção dos painéis fotovoltaicos, a mineração de silício cause um certo impacto, a durabilidade desse equipamento — que é de no mínimo 30 anos — mitiga essa situação.

Uso de energia renovável

Além de ser limpa por não produzir gases de efeito estufa, a energia fotovoltaica é considerada renovável. Como já se observa o esgotamento de diversas fontes no planeta, como os derivados de combustíveis fósseis, investir na produção desse tipo energia é extremamente necessário para que um negócio dure com o passar do tempo. Isso também faz com que essa tecnologia fique cada vez mais acessível para população.

Pronto! Agora, você já sabe o que é a fazenda solar e como isso revoluciona a relação dos consumidores com a energia elétrica

Sair da versão mobile