Ícone do site Sunwise

Economizar energia: veja 7 dicas da Cemig e poupe dinheiro

Com a permanência constante das pessoas em casa por causa do isolamento social para reduzir a propagação da Covid-19, muitos consumidores podem sentir o aumento de determinados gastos domésticos. Para não ter surpresas com a conta de luz no final do mês e garantir um consumo consciente de nossos recursos, a Sunwise reuniu 7 dicas compartilhadas pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais S.A) para economizar energia elétrica. Afinal, transformar sua casa em escola e escritório, com o mínimo de disrupção possível e mantendo a produtividade normal, não é uma tarefa fácil.

Por que é importante economizar energia?

Praticamente tudo ao nosso redor funciona com energia e a sua economia é importante tanto por motivos financeiros (evitar gastos excessivos e desnecessários) quanto por motivos ambientais, pois a geração de energia depende da exploração de recursos naturais, sendo muito danoso para o meio ambiente gerar tanta energia.

Portanto, evitar o consumo excessivo de energia elétrica é essencial para garantir o abastecimento desses recursos. A economia de energia é importante o ano inteiro, mas é ainda mais durante o inverno (e um pouco do outono), que tem clima mais seco e, portanto, afeta a produção hidrelétrica.


1 – Uso consciente

Pode parecer óbvio, mas o uso consciente dos recursos naturais é a melhor forma de combater o desperdício e economizar na água e energia elétrica, e tal conceito ainda não está totalmente inserido na mentalidade do consumidor brasileiro.

De acordo com recomendações da companhia, o mais importante é evitar o consumo excessivo e desnecessário, tomando medidas como banhos mais curtos, apagar as luzes ao sair de um cômodo e evitar ferver alimentos por mais tempo que o necessário.

2 – Repense o uso do ar-condicionado economizar energia

Substituir um ar-condicionado representa, mensalmente, uma economia de até 49%: energia suficiente para tomar 70 banhos, 500 horas de TV ligada ou recarregar 7 mil celulares.

Colocar a temperatura nos 17ºC, por exemplo, não é a escolha mais interessante porque consome bem mais energia, forçando o equipamento a trabalhar muito para resfriar o ambiente.

Em vez disso, opte por ajustar para 23ºC. Assim, a diferença de temperatura do ambiente externo e interno não será tão drástica. Esse pequeno ajuste pode gerar uma economia de energia de até 50%, ou seja, pela metade.

Na dúvida, recorra ao bom e velho ventilador. Nos dias mais frescos, ele vai te ajudar.

3 – Poupe energia com equipamentos adequados

Buscar aparelhos eletrodomésticos eficientes e substituir as lâmpadas de casa por lâmpadas LED pode representar, mensalmente, uma economia de até 75% no consumo. A energia poupada seria suficiente para tomar 23 banhos, 180 horas de TV ligada ou dar 2,3 mil recargas em celulares.

Aliás, em relação à iluminação e climatização, a dica é: aproveite a luz natural e abra janelas e cortinas durante o dia. Para paredes e tetos, dê preferência às cores claras, que refletem melhor a luminosidade.

As geladeiras também podem representar mensalmente uma economia de até 48%, se substituídas por modelos eficientes. Essa economia significa energia para tomar 20 banhos, 150 horas de TV ligada ou dar 2 mil recargas em celulares.

 

4 – Reduzo o banho quente

A dica é reduzir o tempo de banho e, se possível, colocar o seletor de temperatura na posição ‘verão’. A medida reduz a potência em 30% e pode proporcionar uma redução no consumo ao final do mês de até 10%.

Outra dica é substituir o chuveiro convencional de três posições por duchas eletrônicas que possibilitam mais variações na temperatura e consequentemente a redução da potência do equipamento conforme a necessidade de cada dia.

 

5 – De olho na potência para economizar energia

Outra questão a ser observada é que, além de controlar o tempo de uso, o consumidor pode verificar a potência dos aparelhos, garantindo maior economia. Essa informação deve ser observada no selo do Inmetro que acompanham os equipamentos e que, preferencialmente, devem conter a letra A ou o selo Procel, da Eletrobras, indicando que são mais eficientes em relação a eletricidade necessária para o funcionamento.

Lembre-se que o Selo Procel de Economia de Energia é uma medida criada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para etiquetar produtos que apresentam o melhor desempenho energético em sua categoria.

6 – Mode espera aumenta os gastos

A eletricidade consumida por aparelhos eletrônicos no modo standby pode representar um acréscimo de até 15% no consumo mensal do aparelho. O consumidor, no entanto, tem a chance de evitar o desperdício com uma pequena mudança de hábito: desligar os eletrônicos da tomada quando não estiverem em uso.

Equipamentos, como receptores de TV por assinatura, computadores e televisão, dentre outros, que costumam ficar ligados em modo de standby 24 horas por dia, elevam o valor da conta no final do mês. Para economizar, é necessário que o consumidor retire o equipamento da tomada.

Vale ressaltar, ainda, que os equipamentos mais antigos consomem mais no modo de espera do que os mais modernos

7 – Troque os eletrodomésticos antigos

 

Por fim, para economizar energia, vale ressaltar que os equipamentos mais antigos consomem mais no modo de espera do que os mais modernos. Muita gente não abre mão daquela geladeira que, embora seja antiga, está em perfeitas condições de uso. No entanto, é importante ter em mente que eletrodomésticos de refrigeração antigos consomem mais energia e têm um menor rendimento. A troca de geladeira, por exemplo, pode reduzir os gastos em até 65%.

Se for trocar os eletrodomésticos, é importantíssimo o consumidor se atentar e tentar sempre comprar aparelhos que gastem o mínimo de energia possível.

Com essas dicas, certamente sua conta de energia elétrica ficará mais em conta.

Sair da versão mobile