Ícone do site Sunwise

10 Dicas para reduzir energia elétrica em casa

Direito à Tarifa Social de Energia Elétrica

Se você quer controlar as finanças de casa e ainda contribuir para o meio ambiente, reduzir a energia elétrica é essencial. Existem muitas maneiras diferentes de reduzir o uso de energia da sua família, variando de simples ajustes comportamentais a extensas melhorias domésticas. Por isso, a Sunwise reuniu os melhores métodos para você adotar e diminuir os gastos.

Lembre-se que aumentar efetivamente sua eficiência energética envolve mais do que apenas usar menos energia – exige que você tome consciência de como a energia é usada, onde é desperdiçada e como pode ser usada de maneira mais eficaz e eficiente na vida cotidiana.

Saiba como reduzir energia elétrica com Fazenda Solar

Se você realmente quer economizar eletricidade em sua casa, fazendas solares podem ser uma ótima maneira de fazer isso. Esta é uma iniciativa inovadora na produção de energia solar que proporciona economia e acesso mais fácil e rápido por meio de um modelo mais sustentável de operação. A ideia de energia solar comunitária decolou nos últimos anos, à medida que mais pessoas perceberam que podem usar energia solar sem colocar painéis solares em seu próprio telhado físico.

Fazenda Solar em Minas Gerais (Foto: Pinterest)

Se você mora em Minas Gerais, a boa notícia é que você não precisa arcar com custos de projeto, instalação e mão de obra. A  Sunwise leva sustentabilidade e economia para a sua casa, de forma limpa, sem investimento em obras e sem fidelidade. Assim, sua fatura mensal recebe descontos de acordo com a energia gerada pela cota contratada.

Como funciona?

Através de uma distribuidora, a empresa leva energia gerada pelo seu lote até sua casa; De acordo com a energia gerada pelo seu lote, sua concessionária de energia desconta do seu consumo mensal, gerando maior economia para seu orçamento familiar. A distribuidora de energia, como o próprio nome diz, é responsável apenas por coletar a energia elétrica de alguém que a gerou (por exemplo, a usina hidrelétrica de Itaipu) e “distribuir” a mesma para seus consumidores. A única diferença é que agora você é seu próprio gerador.

Ajuste seus comportamentos diários

A economia de energia pode ser tão simples quanto desligar luzes ou aparelhos quando você não precisar deles. Você também pode usar menos aparelhos que consomem muita energia executando tarefas domésticas manualmente, como secar as roupas no varal em vez de colocá-las na secadora ou apagar as luzes quando sair de um ambiente.

Lembre-se de apagar as luzes (Foto: Pinterest)

Desconecte os dispositivos quando não estiverem em uso

Isso parece óbvio, mas muitas pessoas desconhecem a quantidade de eletricidade que é consumida por dispositivos conectados sem uso. Um simples passeio pela sua casa provará que provavelmente existem vários itens conectados que provavelmente não precisam ser. Por exemplo, itens elétricos no modo de espera, como TVs, computadores e videogames. Todos consomem uma pequena quantidade de eletricidade enquanto aguardam o uso. Se você não usá-los por um tempo, desligue-os na parede. A eletricidade que eles consomem pode parecer pequena, mas quando combinada por um longo período, tudo se soma.

Compre aparelhos com eficiência energética

Em média, os aparelhos são responsáveis por aproximadamente 13% do uso total de energia doméstica. Ao comprar um aparelho, você deve prestar atenção a dois números: o preço de compra inicial e o custo operacional anual. Embora geralmente tenham preços de compra mais altos, seus custos operacionais são 9 a 25% mais baixos que os modelos convencionais.

Cautela com o ar-condicionado é essencial para reduzir energia elétrica

Em locais de temperatura muito elevadas o ar-condicionado chega a representar um terço do consumo de energia de uma casa. Por isso é preciso cautela. Para economizar um pouco de energia, selecione uma temperatura média, para que o ar não precise trabalhar na potência máxima e ainda assim consiga refrigerar o ambiente. Em uma sala de estar grande, temperaturas entre 23°C e 26°C são ideais. Já em quartos e escritórios, é indicado manter a temperatura entre 20°C e 23°C. Já

Substitua suas lâmpadas

Lâmpadas incandescentes de halogênio, lâmpadas fluorescentes compactas (CFLs) e lâmpadas de diodo emissor de luz (LEDs) usam de 25 a 80% menos eletricidade e duram de três a 25 vezes mais que as lâmpadas tradicionais.

Troque as lâmpadas (Foto: Pinterest)

Invista em um redutor de vazão

Esse dispositivo gera uma compensação de pressões de água dentro do chuveiro, impedindo a passagem de um fluxo maior do que o preestabelecido, economizando água e, no final das contas, energia para aquecê-la.

O chuveiro certo é reduzir energia elétrica

Na hora de adquirir um novo chuveiro, todas as especificações do produto devem ser observadas. Por exemplo, se a residência dispõe uma tensão de 127 volts, o chuveiro não pode exceder 5.700 watts. Caso a voltagem disponível seja 220 volts, o limite é 7.800 watts. Os disjuntores também devem corresponder às especificações de voltagens, 50 amperes para 127 volts e 40 amperes para 220, além da fiação de 10 milímetros em ambos os casos.

Escolha um bom chuveiro para reduzir a conta (Foto: Deca)

Para reduzir energia elétrica, acerte na escolha dos eletrodomésticos

Prefira sempre pelos produtos com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Os eletrodomésticos podem até custar um pouco mais na hora da compra, mas, dessa forma, você evita problemas e gastos futuros com a energia.

Gaste menos tempo no banho para reduzir energia elétrica

Passar 5 minutos a menos no chuveiro todos os dias pode fazer uma diferença real no seu consumo anual, embora isso dependa da sua unidade de chuveiro. Outra dica é fechar o chuveiro quando estiver se ensaboando. Isso reduz o tempo do banho e economiza cerca de 80 litros de água.

Sair da versão mobile