Ícone do site Sunwise

Conta de luz sobe mais que o dobro da inflação e não deve parar

A conta de luz das famílias brasileiras acumula alta de 114% ante 48% de inflação desde 2015. Ou seja, a conta de luz dos brasileiros subiu mais que o dobro da inflação nos últimos 7 anos.

Afinal, os últimos anos tivemos a criação de novos encargos, subsídios, custos e taxas. Que, em seguida, são repassados aos consumidores, além das correções anuais das tarifas. Nesse sentido, o governo federal tem oferecido uma série de subsídios, descontos nos impostos, e empréstimos para diminuir o impacto das secas nas hidrelétricas, por exemplo.

Pior, que ainda restam custos de 2021 que não foram repassados para as tarifas. Então, devemos ter novos aumentos acima da inflação pelos próximos 3 anos.

 

Por que a conta de luz subiu e continuará a subir?

As crises sanitárias, econômicas e hídricas estão sendo lentamente superadas, mas as medidas de mitigação deixam um conta pesada para todos. Afinal, a segurança energética foi conseguida através do uso intensivo de termelétricas e importação de energia. Mesmo com a cobrança das bandeiras tarifárias, a arrecadação não foi suficiente e o governo prepara novo socorro ao setor elétrico.

O custo futuro da energia subirá pelo menos nos próximos 3 anos. Afinal, novas termelétricas foram contratadas, sem a infraestrutura para levar essa energia até os consumidores. Além disso, o pagamento dos socorros implica em juros, que subiram muito recentemente e salgarão a conta a ser distribuída entre todos os consumidores.

 

Qual é o impacto da conta de luz para as famílias brasileiras?

As famílias brasileiras já sofreram pela pandemia, que dizimou vidas, rendas e sonhos de milhares.

A renda média real dos trabalhadores caiu 11,1% e está agora em R$ 2.449. É a menor de toda a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, iniciada em 2012.

Nesse sentido, vamos avaliar o que aconteceu com o consumo de energia elétrica no último ano. O gasto médio subiu 20%, enquanto o volume de energia consumido caiu 7%. Isto é, as tarifas residenciais com impostos subiram quase 30%!

Vamos avançar nos números. Uma família típica consome em média 170 kWh por mês. Especificamente, em Minas Gerais, na área de concessão da CEMIG, essa família pagaria uma tarifa com impostos de cerca de R$ 215,00. Isso corresponde a quase 9% da renda média real do trabalhador.

Conta de luz reflete a criação de tarifas, secas e empréstimos concedidos ao setor elétrico.(Ricardo Funari Getty Images)

Energia solar por assinatura para proteger contra aumentos da conta de luz

Você sabia que mais de 711mil consumidores residenciais já aproveitam a energia solar para reduzir sua conta de luz. Similarmente, cerca de 130 mil estabelecimentos comerciais também optaram pela energia solar.

Nesses meses de bandeira de escassez hídrica, muitos assinantes da energia solar por assinatura da SUNWISE estão recebendo economias ainda maiores. Muitas famílias receberam descontos de até 25% que permitiram saldar dívidas e pagar despesas extras comuns no início do ano.

Caso você tenha interesse, mas não disponha de recursos para comprar as placas solares, conheça a energia solar por assinatura.

Afinal, trata-se de uma forma nova de gerar sua própria energia sem ter que investir. Além disso, você evita a dor de cabeça com obras no seu telhado.

A SUNWISE, por exemplo, dispõe de dezenas de fazendas solares que podem reduzir a conta de luz da sua residência, comércio ou pequena indústria. Já são centenas de famílias que economizam e contribuem com o meio ambiente todos os meses. E mais, a proteção contra bandeiras tarifárias e aumentos na conta de luz, garante descontos % ainda maiores, quando você mais precisa!

 

SUNWISE – Energia Solar por Assinatura

 

Sair da versão mobile