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Conta de luz atrasada: como pagar?

Perdeu o vencimento do pagamento da conta de luz? Muitos brasileiros perguntam como pagar minha conta de luz atrasada. Afinal, todos os meses a conta de luz chega e seja por esquecimento ou falta de dinheiro na data, as vezes, podemos perder o prazo de pagamento. No entanto, especificamente no caso da conta de luz, você pode ficar tranquilo. Pague normalmente a conta, mesmo que atrasada.Os juros e multas vão ser incluídos na sua nova conta do próximo mês. Ou seja, você pode pagar do mesmo jeito que pagaria se não tivesse vencida.

 

>> Atenção: Para as contas de energia pagas com atraso, haverá cobrança de multas, juros moratórios e atualização financeira, que serão inseridos no próximo faturamento, depois da data de identificação do pagamento.

 

Onde pagar a conta de luz atrasada?

Como dissemos antes, você deve pagar a sua conta de luz atrasada no mesmo local que pagaria se estivesse em dia.

Afinal, existem algumas opções para pagar sua conta. Mas algumas delas podem facilitar muito mais a sua vida.

  • Lotéricas e bancos: São os meios mais comuns de pagar as contas, porém lentos. Isso porque você precisa pegar seu boleto impresso, levar dinheiro em mãos, se dirigir até uma casa lotérica ou banco e enfrentar fila para enfim pagar. Às vezes, na sua empresa, você ainda pede a um funcionário para fazer isso. Imagine o que ele ou você poderiam fazer com esse tempo livre?
  • Internet Banking: O meio mais rápido e simples de se pagar qualquer boleto. Basta acessar a página na internet do seu banco, colocar login e senha, e escolher a opção pagamentos (em alguns bancos, há até a separação do tipo de boleto, por exemplo, pagamento para concessionárias, que é o caso da conta de luz). Nesse sentido, para pagar é simples, você pode ler o código de barras do seu boleto impresso ou copiar e colar o código de barras da sua conta de luz digital.

Quantas contas de luz podem ficar atrasadas?’

A maior preocupação quando se deixa de pagar a conta de luz é ter a energia cortada. A quantidade de contas em atraso vai depender da distribuidora do seu estado, mas o aviso do corte de energia deve ser feito 15 dias antes.

É preciso ficar atento à sua conta, porque o aviso é feito na própria fatura. Se a equipe do corte chegar ao local e você apresentar o comprovante de pagamento, o fornecimento de energia não pode ser interrompido.

Antes disso, é preciso ficar atento. Durante a pandemia da Covid-19, o corte do fornecimento de energia por inadimplência foi suspenso, mas voltou a acontecer em agosto de 2021, exceto para consumidores de Tarifa Social.

 

Pagamento de conta com débito automático ou cartão de crédito

Uma possibilidade para quitar sua dívida com a distribuidora de energia e não correr o risco de ficar sem energia é o pagamento da conta com o cartão de crédito.

Algumas distribuidoras permitem que você faça a negociação diretamente com ela. Então, nossa sugestão é que o primeiro passo seja conversar com a empresa que te fornece energia. A CEMIG, por exemplo, não permite essa modalidade de pagamento de forma direta. Mas, existem diversos aplicativos de celular que permitem que você pague boletos utilizando cartão de crédito, sem cobrança de taxas. Basta digitar o código de barras.

Outra possibilidade de evitar atrasos é o débito automático. Como exemplo, veja como é simples o procedimento para fazer a adesão ao débito automático diretamente pelo seu banco de sua conta de luz da CEMIG:
  • Entre no app ou site do seu banco e escolha a opção “Débito Automático” (que pode estar dentro da opção “Pagamento”). Dependendo do banco, será necessário informar o código de barras de sua última conta ou escolher a Cemig entre as listas de conveniadas.
  • Para autorizar, o banco pedirá o código identificador para débito automático de sua fatura. Você pode localizar esse código de 12 dígitos na sua conta de energia, ao lado da data de vencimento, próximo ao código de barras.
  • O sistema do banco informará quantos dias serão necessários para confirmar o débito automático. Até que a confirmação se efetue, você deve continuar pagando suas contas da forma como fazia antes.

>>> Dica

Caso a data de vencimento da sua conta não seja a ideal para o débito automático, você pode alterá-la, acessando a opção “Alterar Data de Vencimento da Fatura”, no Cemig Atende Web​, ou “Alteração de vencimento“, no App Cemig Atende. E lembre-se: depois de autorizado, é de responsabilidade do cliente ter o saldo para que o débito seja efetuado, acarretando multas e juros caso não haja crédito suficiente em conta.

Parcelamento dos débitos

Por fim, as distribuidoras estão cientes do contexto econômico desafiador e do aperto nos bolsos dos brasileiros. Nesse sentido, com o intuito de reduzir a inadimplência e “furtos/gatos”, as concessionárias de distribuição de energia implementaram formas de flexibilização de pagamentos.
Por exemplo, a CEMIG, distribuidora de energia elétrica de Minas Gerais, permite que seus consumidores realizem o pedido de parcelamento de débitos pelo site Cemig Atende Web​, escolhendo a opção “Parcelamento de Débitos“, ou até mesmo pelo WhatsApp.
O procedimento é simples, basta se atentar para que:
(1) o pedido deve ser feito exclusivamente pelo titular da conta,
(2) Não é possível transferir débito de uma instalação para outra,
(3) Não é possível realizar reparcelamento e
(4) Fatura a vencer não será incluída.

Passo-a-passo para pedido de parcelamento pelo site:

  • Acesse Cemig Atende Web
  • Escolha a opção “Segunda Via e Pagamento de Contas” e leia com atenção as instruções e condições para efetuar o parcelamento e/ou pagamento dos débitos.
  • A taxa de juros, valor da entrada, valor das prestações, juros e o valor total do débito em cada plano serão mostrados para o cliente, que poderá confirmar ou não o parcelamento.
  • Ao final do serviço, você receberá um arquivo em PDF do TARD e o boleto para pagamento da entrada.
  • A entrada do parcelamento deve ser paga na data de sua emissão.
  • Quando a unidade consumidora estiver desligada, será necessário solicitar a religação e apresentar o comprovante de pagamento da entrada ao eletricista na unidade consumidora.
  • Caso não seja cadastrado no Cemig Atende, será necessário criar um login com os dados do titular da conta e as informações presentes na sua conta de energia.

Passo-a-passo para pedido de parcelamento pelo whatsapp:

  • Para solicitar parcelamento de débitos via WhatsApp da Cemig, envie um “Oi” para o número (31) 3506-1160.
  • Após aparecer o menu de opções, responda enviando o número que corresponde a: “Parcelar meus débitos”.
  • O pedido deve ser feito exclusivamente pelo titular da conta.
  • Além disso, tenha em mãos sua documentação (CPF/CNPJ) e o número do cliente.
  • Caso possua mais de um endereço cadastrado em seu nome, basta responder com o número da opção (que aparecerá na tela) referente ao local para o qual deseja solicitar o serviço, ou informar outro número de instalação (se não aparecer nas opções).
  • Você receberá as faturas em condição de parcelamento e as opções de parcelamento oferecidas para o endereço selecionado.
  • Basta digitar o número referente à opção de parcelamento desejada. E, logo após, o número de declaração de aceite ao plano de pagamento para que seja efetivada a negociação. Assim, você receberá o documento do seu contrato e o boleto referente à entrada do seu parcelamento de débitos.

 

Enfim, esperamos ter ajudado você sobre como pagar sua conta de luz atrasada. Aqui na Sunwise, ajudamos famílias e empresas a economizarem na conta de luz com energia solar por assinatura . Quer saber se você consegue economizar com a gente? Peça uma simulação.

Caso tenha dúvida sobre os nossos serviços, entre em contato com a Sunwise. Ficaremos felizes em poder ajudá-lo.

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