Ícone do site Sunwise

Consolidação na indústria de energia solar americana

Direito à Tarifa Social de Energia Elétrica

O crescente mercado de energia solar distribuída norte americano acordou diferente nessa 2a.feira. O líder de mercado, a SUNRUN, comprou seu competidor direto VIVINT SOLAR por 3,2 bilhões de dólares. A princípio, as duas empresas combinadas possuem valor de mercado estimado em 9,2 bilhões de dólares e uma base de mais de 500 mil clientes. A consolidação na indústria de energia solar americana dá seus primeiros passos, mas sem dúvida, um passo decisivo.

Quais as razões para a compra?

Enquanto a SUNRUN oferece soluções mais sofisticadas de energia elétrica, incluindo armazenagem e gestão da rede pública, a VIVINT é focada no canal de venda direta para clientes residenciais. Estima-se que ganhos de sinergia gerarão 90 milhões de redução de custos anuais. A possibilidade de integração das ofertas, permitirá entregar uma solução completa de geração e armazenagem para todo o mercado residencial norte-americano.

Apenas a título de comparação, a base de clientes das duas empresas de 500 mil unidades consumidoras supera todo o mercado de geração solar distribuída brasileiro, que recentemente atingiu 327 mil unidades consumidoras.

A empresa SUNRUN comentou, através de sua assessoria com investidores, que “há uma expectativa de ganhos de eficiência na captação para financiamento de projetos de grande escala, além de uma oportunidade de fortalecer a marca junto ao público de clientes residenciais”.

 

Movimentos importantes, mesmo sob contexto desafiador da pandemia

O anúncio da consolidação chega em um cenário complicado e marcado pelas restrições causadas pela pandemia. De fato, o setor tradicional de instalações de placas solares nos telhados das residências sofreram fortes restrições. Além disso, interrupções na cadeia de fornecimento e redução da demanda dos clientes penalizaram todo o setor.

O movimento de consolidação da indústria de energia solar norte-americana é esperado e deve ser acelerado com a recuperação da economia.

Já no Brasil, observamos impacto negativo similar sobre todo o setor elétrico e particularmente sobre o mercado de geração solar distribuída. Uma rara exceção são os investimentos em fazendas solares que estão com forte crescimento de oferta. A SUNWISE empresa especializada no tema de geração solar distribuída nota o forte apelo para clientes residenciais, comerciais e industriais na adesão às cooperativas ou consórcios de energia solar, que possibilitam economias, sem a necessidade de investimentos.

 

 

Sair da versão mobile