Ícone do site Sunwise

Condomínios inteligentes economizam energia

Condomínios inteligentes conseguem equilibrar serviços inovadores, cuidados com o meio ambiente e redução de custos simultaneamente. As inspirações aos redor do mundo são diversas e as iniciativas, possíveis para todos os bolsos. Decerto, caso pudéssemos dar uma volta ao mundo e coletar as principais tendencias e inovações, com certeza, teríamos uma coleção de centenas de boas práticas.

 

 

Por que não vemos essas práticas amplamente adotadas nos edifícios brasileiros?

No entanto, muitas exigem investimentos e customizações relevantes para uma adequação ao ambiente brasileiro. Dentre todas as iniciativas mapeadas, algumas destacam-se pela possibilidade de contribuir com o meio ambiente, com economias e com engajamento do moradores, sem a necessidade de investimentos. Diferentemente de iniciativas de retrofit de iluminação ou dos sistemas de reuso de água, novos modelos de compartilhamento de fazendas solares não exigem investimentos. E por esse motivo, apresentam as maiores taxas de crescimento de adesão nos últimos 3 anos.

 

Começar pelo começo

Especificamente sobre as fazendas solares ou eólicas, elas se apresentam como uma solução interessante para condomínios reduzirem custos de energia que respondem por cerca de 10% a 20% do orçamento condominial. Essa economia acontece, sem a necessidade de investimentos e sem impacto no projeto arquitetônico do edifício. Condomínios residenciais que buscam constantemente novas formas de reduzir custos e tratar da inadimplência dos condôminos, devem estar atentos às opções disponíveis na sua região.

 

Iniciativas auto-financiáveis ajudam nos passos seguintes

Os condomínios inteligentes mapeados conseguem reduzir os custos de energia elétrica, água e gás natural em cerca de 50% a 60% com iniciativas com retorno entre 3 a 7 anos. No entanto, as iniciativas relacionadas à adesão a uma fazenda solar ou eólica, possibilitam redução dos gastos de energia em torno de 15%, sem investimentos e portanto, retornos imediatos. Essa contribuição das fazendas solares é importante, pois libera parte do investimento de obras para as demais iniciativas prioritárias do condomínio inteligente. Nesse sentido, já observamos exemplos que conseguiram financiar projetos de individualização de hidrômetros a partir das economias obtidas com a redução de gastos de luz.

 

Conheça mais sobre fazendas solares compartilhadas para condomínios e condôminos

Enfim, um exemplo diferenciado é a oferta que a SUNWISE entrega aos condomínios e condôminos de Minas Gerais atendidos pela distribuidora CEMIG. A SUNWISE possui projetos aprovados que possibilitam a locação de lotes de fazendas solares para atender às áreas comuns dos edifícios. Além disso, todos os apartamentos dos seus moradores também podem fazer parte das fazendas solares. Quanto mais moradores aderiam aos planos condominiais de energia solar compartilhada, maiores são as contribuições ao meio ambiente e maiores as economias para o condomínio. Veja mais detalhes em uma oferta sob medida para o seu condomínio ficar cada vez mais inteligente.

 

Aproveite e conheça uma nova forma de reduzir a conta de luz do seu condomínio

Enfim, um exemplo diferenciado é a oferta que a SUNWISE entrega aos condomínios e condôminos de Minas Gerais atendidos pela distribuidora CEMIG.

A SUNWISE possui projetos aprovados que possibilitam a locação de lotes de fazendas solares para atender às áreas comuns dos edifícios. Além disso, todos os apartamentos dos seus moradores também podem fazer parte das fazendas solares. Quanto mais moradores aderiam aos planos condominiais de energia solar compartilhada, maiores são as contribuições ao meio ambiente e maiores as economias para o condomínio.

Nesse sentido, caso deseje conhecer um pouco mais para saber, quando você pode economizar, sem fazer investimentos, sem prazos/multas contratuais e ainda ajudar o meio ambiente, clique aqui, e receba uma oferta sob medida da SUNWISE para você.

Enfim, aproveite as novas fazendas solares já em operação e garanta suas economias. Centenas de pessoas e empresas já estão economizando e contribuindo com o meio ambiente. Veja como é simples, rápido e fácil fazer a coisa certa!

Sair da versão mobile