Ícone do site Sunwise

Como se proteger de aumentos da conta de luz da CEMIG

Quem já não levou um susto na hora de pagar as contas mensais, com valores acima do esperado. Especificamente, sobre as contas de luz nesse período de reclusão, muitas pessoas se surpreenderam com valores superiores àqueles de meses anteriores. Nesse texto, analisaremos os principais fatores que possam justificar esses valores, assim como, possíveis medidas para reduzir esse gasto de forma simples e ações de como se proteger de novos aumentos da conta de luz da CEMIG.

 

1) Consumo: Estamos pagando o que efetivamente consumimos?

Primeiramente, devemos checar o consumo mensal. Pode ser que o aumento de valor seja devido a um aumento de consumo, dado que agora estamos mais tempo em casa e possivelmente usando equipamentos elétricos por mais tempo. A CEMIG registrou o aumento médio de 0,6% no consumo de energia dos clientes residenciais da sua área de concessão. Nesse momento, devemos nos atentar se a leitura apontada na conta de luz está coerente com o que o registro do medidor.

 

Uma pequena parcela dos clientes da CEMIG, cerca de 2%, receberam conta de luz calculadas pela média dos últimos 12 meses. Isso devido à impossibilidade da entrada dos leituristas para acessar o padrão de energia. Esse fato, pode gerar diferenças positivas ou negativas entre o consumo e o valor a ser pago. Vale lembrar que o próprio cliente pode informar à CEMIG a leitura do seu medidor, no caso de alguma impossibilidade do leiturista.

 

Em seguida, devemos checar o ciclo de leitura, que pode variar de um mês para o outro, de 27 a 33 dias. Ou seja, o dia de visita do leiturista pode variar conforme indicado na conta de luz, o que pode aumentar ou diminuir um pouco o número de dias de faturamento e o total do consumo apurado no período. Dessa forma, o aumento no valor da conta de luz pode ser justificado, pois estamos eventualmente, comparando ciclos de leitura diferentes; por exemplo, um aumento de 22% pode ser justificado caso no mês passado o ciclo foi de 27 dias e no mês atual o ciclo foi de 33 dias.

 

2) Tarifa: O valor cobrado pela energia aumentou? Não, mas, é bom se preparar para o próximo aumento!

Até esse ponto, conseguimos entender melhor a parcela do consumo de energia. A outra parcela fundamental é a tarifa, que não sofreu reajustes da CEMIG desde maio de 2019. Além disso, a bandeira tarifária permanece verde desde fevereiro de 2020. As  bandeiras tarifárias são utilizadas para refletir o uso de fontes térmicas mais custosas, que se fazem presentes quando a demanda sobe (crescimento econômico) ou quando a oferta de energia elétrica hídrica, mais barata, é insuficiente (período de seca).

 

No entanto, a grande discussão que está acontecendo nesse momento é o possível aumento das tarifas no próximo ciclo de revisão tarifária. As distribuidoras de energia elétrica alegam quedas acentuadas de receitas devido a redução de 20 a 30% no consumo dos grandes clientes industriais e ao aumento das taxas de inadimplência. Além disso, a disparada do dólar aumenta o valor da energia de Itaipu e ajuda a encarecer ainda mais a conta de luz. Na CEMIG, Itaipu representa cerca de 20% dos custos com compra de energia e o valor pago por essa energia teve aumento de 20%. Era R$ 245,30 em março.2019 e chegou a R$ 295,65, em fevereiro.2020.

 

Claramente, o governo está atento aos impactos causados pela pandemia no setor elétrico e aprovou a “conta-covid” para amortecer os impactos por 5 anos, antecipando receitas futuras. Além de contribuirem com o equilíbrio econômico-financeiro das distribuidoras, essa ação deve atenuar os próximos aumentos na sua conta de luz. Mas infelizmente, eles ainda deverão chegar e impactarão seu orçamento apertado!

3) O que fazer então? Como se proteger de novos aumentos da conta de luz da CEMIG?

Se você já buscou e adotou as soluções mais comuns de redução de consumo (vide algumas sugestões abaixo), sugerimos uma alternativa para criar uma verdadeira proteção contra futuros aumentos da conta de luz. A SUNWISE possui fazendas solares que permitem o compartilhamento de energia elétrica gerada. Essa energia compartilhada produz créditos na sua conta de luz, gerando economias imediatas. Além disso, o valor da locação de lotes dessas fazenda solares são reajustados pelo IPCA, que historicamente, sobem bem menos que a energia elétrica de sua distribuidora local. Esse fator protege seu orçamento, dando previsibilidade e eliminando dores de cabeça futura, com aumentos da conta de luz e retornos de bandeiras tarifárias.

Caso queira saber mais sobre como as fazendas solares podem proteger seu orçamento de novos aumentos da conta de luz da CEMIG, podemos enviar para você uma oferta sob medida para sua necessidade.

 

Outras dicas:

Como diminuir a conta de energia no home office em 7 passos

10 Dicas para reduzir energia elétrica em casa

Sair da versão mobile