Ícone do site Sunwise

Como diminuir a conta de energia no home office em 7 passos

economizar energia no home office

Economizar energia trabalhando em casa (Foto: Getty Images)

A pandemia do coronavírus está mudando a forma que nos relacionamos e também trabalhamos. A rotina de home-office na quarentena abraçou boa parte das pessoas, e isso significa que estamos usando muito mais energia em casa e, por sua vez, vendo nossas contas de eletricidade aumentarem. Mas existem algumas dicas e truques simples que você pode implementar em sua rotina diária de trabalho que o ajudarão a usar a energia com mais eficiência e a diminuir a conta de energia.

Além das práticas em casa, buscar novas fontes de energia estão se mostrando a melhor opção, assim como as fazendas solares.

Aderir à uma fazenda solar para diminuir a conta de energia

Se você deseja reduzia a conta de energia e ainda contribuir para um mundo mais sustentável, aposte nas fazendas solares. Em Minas Gerais, a Sunwise conecta sua fazenda solar a rede de distribuição da Cemig, o que pode representar até 25% de economia na conta de luz em comparação ao modelo tradicional.

Uma fazenda de painéis solares alimenta a rede elétrica da mesma maneira que as usinas de energia de combustíveis fósseis, exceto que as usinas solares não produzem poluição de nenhum tipo.

Fazenda solar é a melhor opção para diminuir a conta de energia.

Neste modelo, o proprietário do sistema vende os créditos produzidos pelas placas solares. Assim, o consumidor que não pode instalar um sistema em casa (por morar em um apartamento, por exemplo) pode alugar uma parte dos painéis de uma empresa, e se beneficiar dos créditos produzidos por essa cota da fazenda. Ou seja, o valor da venda é abatido da sua conta de luz, não é pago em dinheiro. Mas esta é uma ótima forma de reduzir os custos com energia elétrica em sua residência ou empresa.

Desconecte de fontes que você não precisa para diminuir a conta de energia

Pense no seu computador, monitor, impressora. Esses aparelhos e eletrônicos consomem uma pequena quantidade de energia o tempo todo e isso pode aumentar sua conta de energia. A solução? Desconecte os dispositivos quando terminar. Mesmo se você não os estiver usando ativamente, eles estão usando passivamente eletricidade. Desconectar dispositivos também pode ser uma boa maneira de minimizar as distrações, por exemplo, você realmente precisa do computador e da televisão ao mesmo tempo? Provavelmente não.

Use réguas de energia inteligentes para regular o fluxo de energia

As réguas de energia inteligentes desativam o fluxo de energia para os dispositivos no modo de espera, para que esses dispositivos não continuem drenando energia. O uso ocioso de energia representa cerca de 10% do uso residencial de eletricidade, portanto, as réguas de energia inteligentes podem ajudar você a economizar dinheiro com seus custos de energia. É um jeito simples para você diminuir a conta de energia.

 Aproveite a luz natural para reduzir a conta de energia

Prepare o seu dia para trabalhar em um ambiente com incidência de luz natural. Isso não apenas impedirá que voprecise acender as luzes da casa, mas também pode ajudar a sua produtividade! A luz natural é um comprovado estimulador de humor.

Ambientes claros contribuem para você diminuir a conta de energia.

Utilize as configurações internas para diminuir a conta de energia em casa

Desligar um dispositivo quando não estiver em uso é a melhor maneira de economizar energia, mas os modos de suspensão têm se tornado cada vez mais eficazes na economia de energia. E o lado positivo do modo de suspensão é que você não precisa se lembrar de desligar o dispositivo. Sempre que possível desligue da tomada os aparelhos que estão em modo stand by. Nos intervalos mais longos, desligue o monitor do computador ou utilize o modo “suspender”. O mesmo vale para impressoras e periféricos semelhantes.

Atenção aos vampiros eletrônicos que atrapalham você a diminuir a conta de energia

Qualquer aparelho que possua um controle remoto, ao ser desligado, permanece apenas em stand-by, com os sensores e outros componentes (como o relógio interno, por exemplo) funcionando continuamente. Desta forma, mesmo que você veja televisão apenas uma ou duas vezes por semana, o seu aparelho de TV está continuamente ligado e gastando uma pequena quantidade de energia.

Um “vampiro eletrônico” que poucas pessoas se dão conta é o carregador de celular. É comum pensar que, se o telefone ou tablet não estiver conectado ao fio, você não está gastando energia elétrica, mas isso não é verdade. Qualquer carregador conectado o tempo inteiro na tomada está gastando energia, mesmo que em menor “volume” do que quando o aparelho está sendo recarregado.

Como economizar com o Ar-condicionado para diminuir a conta de energia

Se no escritório o ar-condicionado não era uma preocupação, em casa é diferente. Esse é um dos aparelhos que mais consomem energia, mas é possível mudar o impacto disso no seu bolso sem abrir mão do aparelho. Colocar a temperatura nos 17 ºC, por exemplo, não é a escolha mais interessante porque consome bem mais energia, forçando o equipamento a trabalhar muito para resfriar o ambiente.

 

Cuidado com o ar-condicionado ajuda a diminuir a conta de energia.

Em vez disso, para reduzir a conta de energia opte por ajustar para 23 ºC. Assim, a diferença de temperatura do ambiente externo e interno não será tão drástica. Esse pequeno ajuste pode gerar uma economia de energia de até 50%, ou seja, pela metade. Além disso, mantenha os filtros limpos, pois quando estão sujos forçam o aparelho a trabalhar mais.

 

Sair da versão mobile