Ícone do site Sunwise

Brasil na disputa pela conta de luz mais cara do mundo

Direito à Tarifa Social de Energia Elétrica

2022 chegou e os brasileiros receberam a conta amarga da inflação de 10,06% de 2021. A maior desde 2015! Superior ao teto da meta do Banco Central de 5,25%! Na busca por culpados, a energia elétrica é uma das principais vilãs, juntamente com alimentos e combustíveis. Afinal, os brasileiros vivenciaram a pior crise hídrica dos últimos 90 anos e pagaram caro suas contas de luz com taxas extras das bandeiras tarifárias.

 

Veja o ranking dos 10 países com as maiores contas de luz:

De acordo com os mais atuais dados da Agência Internacional de Energia (IEA), os 10 países onde a tarifa de energia elétrica mais pesa no bolso da população, isto é, já considerando a paridade do poder de compra, são:

  1. Alemanha
  2. Brasil
  3. Itália
  4. Turquia
  5. Singapura
  6. Indonésia
  7. Japão
  8. India
  9. Reino Unido
  10. África do Sul

Enfim, é impressionante, como a conta de luz dos brasileiros chegou aos patamares atuais. Afinal, o Brasil dispõe de recursos naturais em abundância incomparável com os demais países da lista. O Brasil dispõe de potencial hídrico, solar e eólico que o colocam em posição de destaque mundial. Mas, algo deu muito errado e precisa ser corrigido para colocar o país nos trilhos do crescimento sustentável.

 

Veja como a conta de luz subiu acima da inflação nos últimos anos

Uma análise histórica pode nos ajudar a entender como o Brasil conseguiu chegar a segunda posição da conta de luz mais cara do mundo.

Afinal, a conta de luz subiu bem acima da inflação nas últimas décadas.

Nesse sentido, a tarifa residencial subiu 73% acima da inflação.

Se considerarmos as taxas extras das bandeiras tarifárias, esse aumento é mais que o dobro da correção pelo IPCA. Isto é, a tarifa residencial com bandeiras chega a um aumento 111% superior à inflação.

Energia solar por assinatura pode ser um primeiro passo

Você sabia que mais de 711mil consumidores residenciais já aproveitam a energia solar para reduzir sua conta de luz. Similarmente, cerca de 130 mil estabelecimentos comerciais também optaram pela energia solar.

Caso você tenha interesse, mas não disponha de recursos para comprar as placas solares, conheça a energia solar por assinatura.

Afinal, trata-se de uma forma nova de gerar sua própria energia sem ter que investir. Além disso, você evita a dor de cabeça com obras no seu telhado.

A SUNWISE, por exemplo, dispõe de dezenas de fazendas solares que podem reduzir a conta de luz da sua residência, comércio ou pequena indústria. Já são centenas de famílias que economizam e contribuem com o meio ambiente todos os meses. E mais, a proteção contra bandeiras tarifárias e aumentos na conta de luz, garante descontos % ainda maiores, quando você mais precisa!

 

SUNWISE – Energia Solar por Assinatura

 

Sair da versão mobile