Ícone do site Sunwise

Brasil atinge marca de 5GW de energia solar por grandes usinas

Um feito importante acaba de ser atingido. O Brasil ultrapassou a marca 5 gigawatts (GW) de potência operacional da fonte solar fotovoltaica em usinas de grande porte. Atualmente, essas grandes usinas solares equivalem a 2,2% da matriz elétrica do País, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

Muitos motivos para comemorar o avanço das usinas solares

A notícia chega em bom momento. Isto porque a energia solar pode complementar a matriz elétrica brasileira, mitigar riscos de segurança energética e, principalmente, reduzir custos. Afinal, a inflação de energia elétrica persiste como um dos grandes vilões dos bolsos dos brasileiros nos últimos anos.

Por exemplo, uma usina solar de grande porte gera eletricidade a preços até dez vezes menores do que as termelétricas fósseis emergenciais. Similarmente, a energia solar é também muito mais barata que a energia elétrica importada de países vizinhos.

Segundo a Absolar, desde 2012, a energia solar centralizada via leilões do governo, já trouxe mais de R$ 26,7 bilhões em novos investimentos. E mais de 150 mil empregos acumulados, além de proporcionar uma arrecadação de R$ 8,2 bilhões aos cofres públicos.

Além disso, outra vantagem da fonte solar é o rápido período de tempo para construção e entrega das usinas. Você sabia que uma usina leiloada pode ser entregue em até 18 meses?

Veja os estados com grandes usinas solares:

  1. Em primeiro lugar, destaque para Região Nordeste: Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte
  2. A Região Sudeste vem em segundo lugar: Minas Gerais e São Paulo
  3. E por fim, a Região: Centro-Oeste: Tocantins

Energia solar por assinatura

Por fim, uma novidade é que mais de 750mil consumidores residenciais já aproveitam a energia solar para reduzir sua conta de luz. Similarmente, cerca de 150 mil estabelecimentos comerciais também optaram pela energia solar.

Caso você tenha interesse, mas não disponha de recursos para comprar as placas solares, conheça a energia solar por assinatura.

Afinal, trata-se de uma forma nova de gerar sua própria energia sem ter que investir. Além disso, você evita a dor de cabeça com obras no seu telhado.

A SUNWISE, por exemplo, dispõe de dezenas de fazendas solares que podem reduzir a conta de luz da sua residência, comércio ou pequena indústria. Já são centenas de famílias que economizam e contribuem com o meio ambiente todos os meses. E mais, a proteção contra bandeiras tarifárias e aumentos na conta de luz, garante descontos % ainda maiores, quando você mais precisa!

Caso queira ver o estudo completo, clique aqui!

 

SUNWISE – Energia Solar por Assinatura

Sair da versão mobile